Mais do que um sucesso cinematográfico ou infantil, a boneca Barbie é um fenômeno mercadológico que atravessou o tempo e as gerações. Neste contexto, existem 4 barbies raras que valem uma fortuna.
A grande questão é que essas bonecas estão quase extintas do mercado, com pouquíssimas unidades em circulação. Por isso, são consideradas valiosas e buscadas por colecionadores de itens dessa natureza. Entenda mais a seguir.
Quais são as 4 Barbies raras?
1. Stefano Canturi Barbie
Essa é a Barbie mais cara já vendida na história da linha da Mattel, mas o preço não é o único destaque. O grande charme dessa boneca é o colar de diamantes verdadeiros em seu pescoço.
A boneca foi criada pelo designer de joias australiano Stefano Canturi em 2010 para celebrar a coleção Barbie Basics na Austrália. A ideia era criar uma edição limitada da boneca, e o trabalho ficou tão bem feito que o valor de mercado dessa unidade é de 302 mil dólares.
Para dar um toque ainda mais especial, o joalheiro criou uma boneca adornada com um diamante rosa australiano de corte esmeralda, uma das pedras preciosas mais raras do mundo. A peça de 1 quilate acompanha um anel de diamante nas mãos da boneca.
2. Barbie e o Castelo de Diamantes
Em 2008, a Mattel lançou uma Barbie comemorativa ao filme Barbie e o Castelo de Diamantes. Apesar do filme não ter feito muito sucesso nos cinemas, a peça com certeza se tornou uma das mais preciosas do mercado.
O que faz essa peça ser tão importante e desejada é o vestido rosa pontilhado com 318 diamantes verdadeiros. Por essa construção, o valor de mercado da boneca é de 94,8 mil dólares.
Outro diferencial é que o modelo original nunca teve a intenção de ser vendido. Pois é, é uma edição comemorativa feita somente para fins de exibição, uma vez que a construção leva pedras preciosas reais.
Além dessa peça, foram feitas outras bonecas comemorativas inspiradas nas demais personagens do filme com finalidade de comercialização. É claro que essas não foram criadas com diamantes, mas tinham seus próprios adornos com base no filme.
3. De Beers 40th Anniversary Barbie Edition
O nome não é a única coisa chique nessa Barbie rara, porque essa é uma edição criada em 1999 em comemoração aos 40 anos da Mattel. Inclusive, o próprio nome De Beers já revela muito sobre a peça, visto que é uma empresa inglesa de mineração de diamantes.
Os diamantes em questão adornam toda a boneca, são 160 unidades em sua roupa, com tamanho milimétrico e construído sob medida. Além disso, pouquíssimas unidades foram criadas e dizem que a maioria foi presenteada aos diretores da empresa.
Esses dois fatores justificam o valor de 85 mil dólares da boneca, com raras unidades verdadeiras sendo encontradas no mercado. A maior parte das ofertas envolve réplicas sem os diamantes e com alguns detalhes distintos da original.
4. Barbie Original
Sabe a Barbie que aparece no filme mais recente da Mattel? Aquela com um maiô tomara-que-caia preto e branco e um saltinho básico? Não parece, mas essa também é uma das unidades mais raras da boneca no mercado.
Como o próprio nome sugere, essa é a Barbie Original, a primeira que a Mattel colocou no mercado lá em 1959. Foi nesse ano que o mundo foi apresentado à icônica personagem que viria a se tornar uma das maiores sensações globais da atualidade.
Com um valor de mercado de R$ 27,5 mil, é muito difícil encontrar alguém disposto a abrir mão de uma das unidades dessa boneca, justamente pela raridade e por ser a pioneira na febre da Barbie. Aliás, outro detalhe importante são as peças originais.
Essa Barbie carrega consigo um pequeno óculos de sol branco com lentes azuis. E quando dizemos pequeno, estamos falando de milímetros de comprimento. Até mesmo quem encontra a Barbie Original enfrenta dificuldades para comprar junto esse item.