Se você tem algum destes 23 sobrenomes, seus ancestrais eram franceses

O tema é ancestralidade: confira a lista com sobrenomes que são geralmente encontrados em famílias brasileiras que tem origem na França.

Analisar a sua ancestralidade é um exercício bem interessante para entender de onde a sua família originalmente veio. Considerando o contexto histórico do país, sabemos que houve uma tentativa de "miscigenação" entre diferentes culturas e países.

Por isso, é possível que a história da sua família venha de vários lugares diferentes. Por exemplo, parte da minha ancestralidade vem da Itália, mas a parte materna está toda associada com passados indígenas e voltados à negritude. Tudo isso me fez ser quem eu sou hoje.

E como é no seu caso? Sabe se a sua árvore genealógica veio, por exemplo, da França? Elaboramos este artigo com sobrenomes que geralmente vieram dos franceses para você ter uma noção a respeito do assunto, mas somente a título de exemplificação.

Até porque existem mais sobrenomes que possuem origem no país. Caso queira uma análise mais aprofundada, saiba que você consegue encontrar testes de DNA que encontram sua ancestralidade, que pode estar relacionada com a história de diversos países diferentes.

Leia também

Sobrenomes de origem francesa que podem ser encontrados no Brasil

O início do século XIX testemunhou uma série de movimentos migratórios, e os franceses foram atraídos pelas oportunidades oferecidas pelo Brasil. As razões eram diversas, como aspectos econômicos e até mesmo liberdade religiosa.

Muitos se estabeleceram no Brasil, trazendo consigo não apenas suas bagagens físicas, mas também suas tradições, costumes e língua. Durante o século XVI, os huguenotes, protestantes franceses, enfrentaram perseguições religiosas em seu país de origem.

Muitos encontraram refúgio no Brasil, contribuindo para a diversidade religiosa e cultural do país. O site internacional Filae relacionou inúmeros sobrenomes franceses que são comuns por lá. Vamos citar alguns deles que podem ser facilmente encontrados no Brasil também.

Confira logo abaixo:

  1. Martin;
  2. Bernard;
  3. Thomas;
  4. Petit;
  5. Dubois;
  6. Michel;
  7. Girard;
  8. Blanc;
  9. Legrand;
  10. Robin;
  11. Henry;
  12. Denis;
  13. Meyer;
  14. Blanchard;
  15. Martinez;
  16. Schmitt;
  17. Roger;
  18. Dumas;
  19. Lecomte;
  20. Artois;
  21. Folard;
  22. Grenier;
  23. Olivier.

Tradições francesas no Brasil

A França é conhecida como um dos epicentros da moda mundial. Por conseguinte, sua influência estilística tem ecoado nas passarelas brasileiras. Desde o glamour parisiense até a moda casual-chique, designers franceses e suas tendências têm inspirado a indústria no Brasil.

A elegância e o refinamento associados à moda francesa encontraram espaço nos guarda-roupas e nas passarelas nacionais, evidenciando uma fusão única de estilos. E quando estamos falando de tradições francesas encontradas no Brasil, também precisamos destacar a culinária.

A gastronomia do país é reverenciada mundialmente por sua sofisticação e sabores refinados. No Brasil, restaurantes e chefs renomados têm abraçado essa tradição culinária, introduzindo pratos clássicos como o coq au vin e a ratatouille nas mesas brasileiras.

Além disso, a baguete, símbolo icônico da panificação francesa, tornou-se presença constante em padarias por todo o país, oferecendo um sabor autenticamente francês aos brasileiros. Deixa um gostinho de quero mais.