Se você tem algum destes 9 sobrenomes, seus ancestrais eram romanos

Mas e aí, será que você tem um sobrenome com origem romana? Elencamos nove deles no decorrer de nossa matéria para você conferir.

Os sobrenomes são parte fundamental da identidade de uma pessoa, muitas vezes carregando consigo uma rica história familiar e cultural. A partir deles, conseguimos entender nossa origem. O meu, por exemplo, é “Destéfano” devido à minha ancestralidade ligada com a Itália.

continua depois da publicidade

Alguns sobrenomes têm, até hoje, origens misteriosas. Já outros contam com raízes bem documentadas, incluindo aqueles que remontam ao Império Romano. Isso porque, à medida que os romanos conquistavam novas terras, sua cultura e língua também se espalhavam.

Países incorporaram alguns deles em diferentes culturas e línguas, resultando em variações e adaptações ao longo dos séculos. Mas e aí, será que você tem um sobrenome com origem romana? Vamos elencar nove deles para você verificar por conta própria.

Leia também

Sobrenomes que têm origem no Império Romano

Espósito: alguns brasileiros, especialmente na região Sul do país, contam com o sobrenome “Espósito”. Esta palavra advém do ‘’ex positus’’, que definia as crianças romanas que não eram reconhecidas pelos seus próprios pais.

continua depois da publicidade

Rossi: o querido Reginaldo Rossi tinha este mesmo sobrenome. Ele tem origem nos termos “russus” e “rubeu”. Ambos indicam pessoas ruivas, ou seja, tem uma ligação direta com a cor avermelhada.

Cícero: Marco Túlio Cícero foi um renomado orador e filósofo romano. O sobrenome “Cicero” evoluiu para “Sícero” em algumas regiões e continua a ser uma escolha de sobrenome em alguns lugares ao redor mundo, inclusive no Brasil.

Augusto: o título “Augustus” foi usado por vários imperadores romanos, incluindo o primeiro imperador. Muitas pessoas usam a nomenclatura como parte de sobrenomes.

Fontana: o sobrenome faz alusão à pessoa que nasceu em um lugar com presença marcante de fontes. Ou seja, as nomenclaturas acabam absorvendo a influência da arquitetura em diversas regiões do mundo.

continua depois da publicidade

Maximiano: “Maximus” significa “o maior” em latim e foi usado por muitos romanos. Hoje, é frequentemente visto na forma de “Maximiano” ou “Maximino”.

Galo: “Gallus” era um nome de família romano e evoluiu para “Galo” em várias línguas.

Aurelius/Aureliano: “Aurelius” e “Aureliano” eram nomes comuns na Roma Antiga e ainda são usados como sobrenomes em muitas partes do mundo. Podemos identificar este sobrenome até mesmo no Brasil, dependendo da localidade e das raízes culturais.

Acosta: não há consenso sobre a origem deste termo. Ele pode ter feito referência ao imperador Augusto, mas outra hipótese sugere que Acosta faz alusão a um rei influente na época, chamado de “Acoista”. O mistério continua até hoje.

Leia também

Concursos em sua
cidade