Se você encontrar ISTO no parque, apenas corra para bem longe

Durante o dia, estes animais perigosos geralmente se escondem em buracos ou fendas na vegetação. Saiba mais detalhes.

Não há nada melhor do que tirar um dia de descanso após longas horas estudando para concursos públicos. No entanto, sempre é importante ter cuidado com os animais que você encontra em caminhadas no parque, por exemplo. Você não sabe o que pode encontrar na rota.

continua depois da publicidade

Existe um espécie de aracnídeo, inclusive, que é facilmente encontrada na América do Sul, especialmente no Brasil. Elas são geralmente grandes, com pernas longas e corpos robustos. Para você ter uma ideia, elas podem ter até 15 cm de envergadura das pernas.

Sua coloração geralmente varia de lugar para lugar, mas é possível encontrar estes aracnídeos de tons marrons a amarelados. Sabe de qual animal estamos falando? Vamos discorrer sobre mais detalhes ao longo de nossa matéria, assim você fica ciente de sua periculosidade.

Leia também

Um dos aracnídeos mais venenosos do mundo

A aranha-bananeira, também conhecida pelo termo técnico phoneutria, é bastante venenosa e pode ser encontrada em diversos lugares do país. E por que elas representam um perigo? Os animais são noturnos e frequentemente vistos em locais úmidos.

continua depois da publicidade

A exemplo de florestas tropicais e regiões que ficam próximas a corpos d’água. Mas, durante o dia, estas aranhas geralmente se escondem em buracos ou fendas na vegetação. Sim, elas ficam escondidas durante manhãs e tardes. Por isso, você pode esbarrar com elas sem querer.

O ponto de atenção é o veneno desta espécie, que contém neurotoxinas poderosas que podem comprometer grande parte do sistema nervoso das vítimas. Ele pode chegar a ser letal em alguns casos, representando sérios riscos em humanos caso não seja tratado adequadamente.

Geralmente, a aranha-bananeira é conhecida por ser bem agressiva quando se sente ameaçada. Ela pode atacar de uma hora para outra e morder caso sejam provocadas em alguma medida. A espécie é encontrada em regiões tropicais da Amazônia.

continua depois da publicidade

No entanto, ela também já foi identificada em outras partes do país. Os sintomas da picada pode ir de dor local até dificuldade para respirar, transformando-se em um perigo à vida se não for tratada corretamente pela equipe médica.

O ideal é sempre se manter vigilante e ter cuidado onde pisa, ainda mais se estiver dentro de uma mata. A parte boa é que esta aranha tende a evitar contato com humanos, picando somente quando se sentem ameaças por algum motivo.

Caso você seja vítima de uma picada da aranha-bananeira, procure atendimento médico imediatamente. Nunca toque em qualquer animal que encontrar no parque, independentemente da espécie. Assim, você evita surpresas desagradáveis durante as suas caminhadas.

Leia também

Concursos em sua
cidade