Se não é o Inglês, então qual é a língua oficial dos Estados Unidos?

Mais de 80 países têm o inglês como língua oficial. Surpreendentemente, a lista não inclui os Estados Unidos.

Todo mundo sabe que a esmagadora maioria das pessoas nos Estados Unidos fala inglês. Mas por que o inglês não é a língua oficial do país? Na verdade, a “língua oficial” não se refere ao idioma usado pela maior parcela da população de uma nação, região ou estado.

continua depois da publicidade

O termo descreve o idioma do governo ou do estado, usado nas atividades oficiais legislativas, executivas e judiciais. Quase 200 países no mundo têm uma língua oficial e mais de 100 reconhecem mais de um idioma como oficial.

No entanto, os EUA não fazem parte de nenhum dos grupos.

Leia também

Qual é a língua oficial dos Estados Unidos?

Os Estados Unidos da América, curiosamente, não têm um idioma oficial. Embora o inglês seja o mais utilizado para documentos, publicações oficiais, legislação, ordens, regulamentos e decisões, ele não é reconhecido formalmente por nenhuma lei federal.

continua depois da publicidade

No entanto, essa prática de uso do inglês permeia todas as esferas do governo e da sociedade, fazendo dele a língua predominante na comunicação oficial e diária.

Na esfera estadual, a situação é um pouco diferente. Mais de trinta estados norte-americanos estabeleceram o inglês como a única língua oficial, entre eles Alabama, Califórnia, Flórida, Illinois e Virgínia.

O Havaí, por outro lado, reconhece tanto o inglês quanto o havaiano como línguas oficiais, e o Alasca tem várias línguas nativas reconhecidas oficialmente.

Por que os EUA não têm língua oficial?

Os Estados Unidos não possuem uma língua oficial no nível federal devido ao seu contexto histórico de diversidade linguística. Antes da chegada dos colonizadores europeus, os nativos americanos falavam mais de 300 línguas diferentes.

continua depois da publicidade

Com a colonização a partir do século XV, idiomas como espanhol, francês e holandês se integraram ao cenário linguístico americano.

Além disso, a colonização inglesa, que começou no final do século XVI, estabeleceu o inglês como a língua dominante no comércio, governo e educação, especialmente após o estabelecimento do primeiro assentamento inglês permanente em Jamestown, Virgínia, em 1607.

O debate sobre a língua oficial ganhou destaque no final do século XVIII. Em 1780, John Adams propôs que a Constituição dos EUA fosse escrita em inglês.

No entanto, houve resistência por parte de alguns membros do Congresso que defendiam o reconhecimento de outros idiomas, como o alemão. O inglês acabou prevalecendo devido à sua predominância entre os autores da Constituição.

No entanto, apesar de vários movimentos para oficializar o inglês ao longo dos anos, como o English Language Unity Act, a diversidade linguística e as políticas que promovem a aceitação de múltiplos idiomas impediram a designação de uma língua oficial.

continua depois da publicidade

Quais os idiomas mais falados nos EUA?

Conforme os dados mais recentes de um estudo conduzido pelo Word Finder, os idiomas mais falados no país são:

  1. Inglês;
  2. Espanhol;
  3. Chinês;
  4. Tagalo;
  5. Vietnamita;
  6. Árabe;
  7. Francês;
  8. Coreano;
  9. Russo;
  10. Português.

Além disso, o estudo destaca que:

  • 91,6% da população norte-americana fala inglês ou espanhol;
  • O alemão é a terceira língua mais falada em alguns estados, devido à presença de 42 milhões de norte-americanos com origens germânicas;
  • O português é a terceira língua mais falada em 5 estados: Utah, New Jersey, Connecticut, Rhode Island e Massachusetts;
  • Existem cerca de 550 mil norte-americanos de origem portuguesa, com 30% residindo em Massachusetts, Rhode Island e Connecticut.
Leia também

Concursos em sua
cidade