Os vícios de linguagem são uma presença constante no mundo da Língua Portuguesa. Por ser tão vasta e com uma linha gramatical repleta de condições e exceções, cometer um ou outro erro ao precisar escrever ou pronunciar uma palavra é algo comum na rotina dos falantes da língua. Um dos exemplos mais populares é a eterna dúvida entre “salchicha” e “salsicha”: qual seria a versão correta?
Normalmente, a confusão entre “salsicha” e “salchicha” ocorre por conta da pronúncia do vocábulo, que é feita de forma incorreta por muitas pessoas. Hoje, descubra como pronunciar o termo da maneira adequada, e não cometa mais o mesmo erro.
‘Salchicha’ ou ‘salsicha’?
A forma correta de escrita da palavra é “salsicha”, como definido pelas normas da Língua Portuguesa. O termo faz referência a um alimento como a tripa, recheada de carne triturada e temperada, ou também ao cão com pernas curtas e corpo comprido da raça Bassê, popularmente chamado de cachorro salsicha. Alguns dos sinônimos para o vocábulo são linguiça, embutido e vina.
Na etimologia, a origem da palavra remete ao termo italiano “salsiccia”, ou ao latino “salsicia”. “Salchicha”, por sua vez, com “ch” na segunda sílaba, está incorreto, e não existe na norma culta. A versão não deve ser considerada válida, mesmo que alguns dicionários apontem que a forma seja equivalente a “salsicha”, de modo informal.
Abaixo, confira alguns exemplos com a palavra correta:
- O cachorro-quente precisa apenas de uma salsicha para ficar delicioso.
- A salsicha é um alimento que pode ter muitos conservantes artificiais.
- No sul do país, a salsicha também é chamada de vina.
O uso do “ch”
Outro erro comum entre os falantes da Língua Portuguesa envolve a troca do “ch” por “x”, e vice-versa. O grafema “x” representa diversos sons, assumindo valor de “ch”, “s”, “z”, “cs” e “ss”. Veja abaixo alguns termos que são escritos com “x”, e não com “ch”:
- Abacaxi;
- Ameixa;
- Baixa;
- Bexiga;
- Caixão;
- Coaxar;
- Coxa;
- Deixar;
- Enxada;
- Enxergar;
- Enxoval;
- Enxofre;
- Feixe;
- Frouxo;
- Graxa;
- Lixa;
- Mexer.
O “x” possui algumas regras que tornam mais fácil seu entendimento. Por exemplo, ele só pode ser utilizado depois da sílaba inicial “me-“, “en-” ou de ditongos como “ai”, “ei” e “ou”, em palavras de origem indígena, africana e aportuguesadas do inglês.
Mesmo que a consoante “x” assuma o som de “ch”, existem ainda muitas palavras que devem ser escritas com o dígrafo. Confira:
- Bicho;
- Chalé;
- Chope;
- Chuchu;
- Cochilar;
- Chute;
- Fecho;
- Flecha;
- Inchado;
- Machucar;
- Riacho;
- Mochila;
- Pichar;
- Bolacha;
- Chilique;
- Charada;
- Recheio.