Um dos principais aspectos do cuidado e desenvolvimento sadio das plantas é a hidratação, proveniente de uma rega frequente e realizada na medida certa. Neste contexto, muitas pessoas ficam em dúvida se existe um horário certo para regar as plantas, considerando os índices de insolação, evaporação da água por conta das altas temperaturas e demais fatores.
Para alguns, o horário ideal é no começo da manhã, antes do Sol nascer ou as temperaturas ficarem mais altas, enquanto outros preferem aproveitar o período do final da tarde. No entanto, existem questões que precisam ser consideradas quando se pensa no momento da rega. Saiba mais informações a seguir e entenda como funciona:
Qual é o horário certo para regar as plantas?
De acordo com os especialistas, os melhores horários para regar as plantas são sim no começo da manhã e no final da tarde, a partir de 15 horas. Em ambos períodos, a água não evapora com tanta velocidade e as plantas conseguem absorver a quantidade que precisam para crescer corretamente. Ademais, há tempo suficiente para que o substrato fique proporcionalmente úmido.
No entanto, não se recomenda regar as plantas a noite, porque a absorção é menor e pode causar acúmulo de umidade na região da raiz e das folhas, causando danos ao crescimento. Em relação à pureza da água, indica-se utilizar água fresca e corrente, como a da pia e do tanque da área de limpeza. Evite utilizar um líquido muito quente ou muito frio, pois o ideal é a temperatura ambiente.
Além de evitar choques térmicos, você garante que a água terá uma distribuição equivalente, evitando a formação de poças ou buracos no substrato. A frequência da rega depende de cada espécie, e por isso é importante pesquisar os detalhes antes de inserir uma nova planta no seu jardim. Contudo, recomenda-se regar de duas a três vezes durante o verão e de uma a duas vezes no inverno.