Estudar requer muita atenção e dedicação. Cada vez mais, ocupar um cargo no serviço público ou até mesmo uma vaga em Universidade se torna difícil, exigindo que o estudante tenha mais atenção. Somado a isso, está o fato de que existem alguns hábitos que atrapalham milhares de pessoas a estudar.
Para que momentos de autossabotagem não aconteçam mais, os estudantes necessitam estar sempre atentos, a fim de reduzir qualquer tipo de prejuízo que eventualmente possa acontecer. Por isso, elaboramos uma matéria com cinco hábitos que atrapalham o desenvolvimento dos estudos.
5 hábitos que te atrapalham a estudar
Na hora do estudo, é preciso estar atento e diminuir ao máximo qualquer tipo de distração que possa atrapalhar o andamento do objetivo maior, seja ele a aprovação em uma disciplina, em um concurso público ou mesmo no vestibular. Pensando nisso, escrevemos uma matéria trazendo cinco hábitos que atrapalham a estudar. Confira:
1 – Celular
O poder da tecnologia sobre todos nós é cada vez maior. Hoje em dia, o celular vem se tornando importante para a comunicação das pessoas, ao mesmo tempo em que pode se tornar um grande vilão.
Estar sempre com o celular próximo pode trazer problemas na concentração durante os estudos. Por isso, para se ter um rendimento melhor durante uma sessão de estudos, procure deixar o aparelho longe do campo de visão e sempre desligado.
2 – Redes Sociais
Juntamente com o celular, as redes sociais são grandes vilãs para o aprendizado de vários estudantes brasileiros. Portanto, da mesma forma que o smartphone, as redes sociais podem trazer vários prejuízos a milhões de estudantes que acabam se distraindo em aplicativos de mensagens ou fotos, por exemplo.
Dessa forma, a fim de não atrapalhar os estudos e o progresso nas disciplinas, o recomendado é desconectar-se de todas as redes sociais quando estiver estudando para não receber nenhum tipo de notificação que possa causar desvio de atenção.
3 – Procrastinação
Adiar as atividades de estudo pelo maior período que seja só para depois realizá-las é uma forma de procrastinar e de aumentar as chances de sabotar um objetivo. Isso acontece quando você adia o estudo para uma prova por dias, deixando quase tudo para a véspera, dando menos chances de ter um aprendizado eficiente.
Procrastinar faz com que os conteúdos fiquem acumulados e o estudo não ande para frente, sem apresentar qualquer tipo de progresso. Além disso, quanto mais coisa para estudar ao mesmo tempo, maiores as chances de aumentar os níveis de estresse e diminuir o grau de aprendizado.
4 – Desorganização do ambiente de estudo
Estudantes que todos os dias se dedicam por horas a fio em cronogramas de estudos que precisam ser vencidos necessitam cuidar ao máximo do ambiente de estudos. Uma mesa bagunçada gera distrações, pois encontrar o material de estudo que se necessita pode ser difícil em um local desarrumado.
Por isso, fique atento ao ambiente de estudo, deixando todos os materiais organizados para que o tempo seja aproveitado da melhor forma possível. É importante que o local de estudos esteja limpo, arejado e bem iluminado.
5 – Sono desregulado
Para aprender todos os conteúdos necessários e de forma eficaz, é preciso descansar. Por isso, o recomendado é dormir o número de horas adequadas para que o outro dia seja marcado pela disposição e concentração. Essa quantidade de sono é de cerca de 7 horas por dia (nem muito menos e tampouco muito mais horas do que isso).