Antes de viajar ou até mesmo passar uma temporada em qualquer país do mundo, é necessário checar itens importantes, como a segurança do local. Existem países mais seguros que outros e isso pode afetar toda a estadia. A prioridade em momentos de descanso é a tranquilidade. Lugares mais seguros oferecem uma qualidade de vida maior, possibilitando saídas e programas durante todo o dia sem qualquer outra preocupação que não seja aproveitar.
Por isso, pensando em manter os pequenos prazeres da vida, elaboramos uma lista com os 10 países mais seguros do mundo. Conheça cada um deles e escolha o preferido para aquele passeio ou uma temporada mais prazerosa.
10 países mais seguros do mundo
A segurança de um país que se vai visitar ou mesmo que se vai construir uma vida deve ser fator primordial a ser analisado antes de qualquer outra providência. Afinal, não adianta sair do país de origem para ter problemas e menos qualidade de vida.
Um ranking de países mais seguros foi proposto em conjunto com a revista The Economist e outras instituições mundiais de renome, além de universidades parceiras, chegando assim ao Índice Global da Paz, que leva em conta uma série de fatores para eleger os países mais seguros do mundo. Confira:
1 – Islândia
O país ocupa a primeira posição desde 2008 e até o ano passado, os índices de violência no local eram baixos. A capital Reykjavik é um excelente local para passear e o país é repleto de paisagens naturais e possui um inverno super rigoroso.
2 – Nova Zelândia
Na Oceania, esse país participa do ranking de países mais seguros por méritos como redução do terrorismo e nas taxas de encarceramento, o que contribuem para sua posição. Além disso, é um destino bastante procurado por suas paisagens naturais e opções mais radicais de turismo.
3 – Irlanda
Em terceiro lugar, esse país europeu é um dos mais tradicionais do mundo, além de contar com índices altos de segurança. Conhecido pelos seus pubs e cidades charmosas, a Irlanda é um local com muita história e cidades importantes como Dublin, Galway e Cork.
4 – Dinamarca
Esse país europeu está em quarto lugar do ranking e conta com índices bem satisfatórios quando o assunto é a segurança. Demonstrações de violência são pouco comuns entre os cidadãos, que encontram prazer em estar na Dinamarca, principalmente em sua capital, Copenhagen.
5 – Áustria
A Áustria é um lugar fascinante, com paisagens incríveis que incluem a neve no inverno e as flores e o clima mais ameno da primavera. Sua comida também é um ponto alto e o passeio em cidades seguras como Viena e Salzburg dá toda a tranquilidade necessária neste país.
6 – Portugal
O país é destino de muitos brasileiros de todas as idades, que a todo momento resolvem conhecer a ‘terrinha’ e apostam na segurança do local como um dos motivos principais para uma boa estadia. Portugal possui lugares interessantes, como Lisboa, o Porto, além da religiosa Fátima e a esplendorosa Sintra.
7 – Eslovênia
Na sétima posição está esse país da Europa, tão seguro que se torna ideal para atividades ao ar livre, como caminhadas nas belas paisagens naturais que se revelam. Procure visitar o país em épocas quentes e tente aproveitar uma das muitas cachoeiras de lá. A capital Ljubljana já foi reconhecida como a Capital Verde da Europa.
8 – República Checa (Chéquia)
A capital Praga é um lugar muito charmoso, com construções emblemáticas e várias opções gastronômicas para quem deseja desfrutar do melhor da comida local. Além disso, a vida noturna é agitada e estar em um país seguro torna toda a experiência muito melhor.
9 – Singapura
Esta região da Ásia ocupa a nona posição no ranking de países mais seguros do mundo. Uma vez por lá, as opções para conhecer são várias e por se tratar de um local seguro, a experiência pode ser algo realmente revelador.
10 – Japão
O país asiático possui níveis muito satisfatórios de segurança. Mesmo com custo de vida elevado, o Japão é uma ótima opção para visitar, por reunir história e tecnologia em um mesmo lugar. Suas grandes cidades são exemplos para todo mundo, por isso vale a visita a algum grande centro, como Tóquio ou Yokohama.