Por acaso você conhece quais são os países mais novos do mundo, concurseiro? Diversas nações se destacam por terem vários séculos de existência, já outras, conseguiram a sua independência há bem pouco tempo, ficando livre do domínio de outros governos.
Essa matéria selecionou os 10 países mais novos do mundo para você melhorar seus conhecimentos gerais. O concurseiro que quer turbinar os seus conhecimentos para as provas de um certame, deve continuar a leitura para conhecer as nações consideradas as caçulas da história. Bora lá conferir?
Países mais novos do mundo
- Sudão do Sul: esse país começou a existir oficialmente em julho de 2011, depois de um referendo em que 98% dos habitantes reivindicavam a total independência dele.
- Kosovo: essa nação alcançou a sua independência no ano de 2008, depois de eclodirem vários sangrentos conflitos separatistas na região.
- Sérvia: era o único país junto com Montenegro depois da separação do território que pertencia à Iugoslávia. Se tornou uma nação independente desde o ano de 2006.
- Montenegro: depois de ter participado do mesmo processo de dissolução que a Sérvia, esse país também se tornou totalmente independente no ano de 2006.
- Timor Leste: se tornou uma nação autônoma em 1975, mas depois foi invadida e acabou virando território da Indonésia. A independência definitiva só aconteceu no ano de 2002.
- Palau: esse país fazia parte do território dos EUA após a Segunda Guerra Mundial. Mas a sua independência aconteceu somente em 1994, quase 50 anos depois do conflito.
- Eritreia: essa colônia italiana acabou se tornando parte da Etiópia. Só em 1993 que o país foi considerado totalmente independente e livre das amarras africanas.
- República Tcheca: junto com a Eslováquia, esse país se tornou independente no ano de 1993, depois de 75 anos do fim da Primeira Guerra Mundial, quando foi criado.
- Eslováquia: esse país também vivenciou o mesmo processo separatista que a República Tcheca e conquistou a sua independência em 1993.
- Macedônia: também em 1993, essa nação foi considerada pela Organização das Nações Unidas (ONU) um país independente.
Agora que você descobriu os países mais novos do mundo e aumentou seus conhecimentos gerais, recomendamos manter o foco nos estudos para as provas do concurso público para aumentar as suas chances de aprovação, combinado? Boa sorte.