Uma enorme quantidade de gatos está presente no mundo todo. Os donos quase sempre escolhem seus animais de acordo com informações específicas, como a raça, o comportamento e outros fatores que podem influenciar na escolha do animal.
Dessa forma, as raças disponíveis no Brasil são tantas que podem chegar a causar confusão. Entre uma e outra, existe aquela que será da preferência de todos em casa, e o bichinho poderá logo estar andando pelos cômodos da residência.
Se a dúvida existe sobre qual gatinho escolher, acompanhe a matéria a seguir e tire a sua conclusão: saiba quais são as 11 raças de gatos mais comuns no Brasil. Confira.
11 raças de gatos mais comuns no Brasil
Os gatos são animais domésticos que estão em vários lares brasileiros. Cada raça possui características diferentes e marcantes. Se você está em dúvida, acompanhe a matéria a seguir e saiba quais são as 11 raças de gatos mais comuns no Brasil:
1 – SRD (sem raça definida)
O primeiro lugar da lista é destinado ao gato vira-lata, ou sem raça definida (SRD). Eles são fáceis de serem encontrados e são resultado de uma grande mistura de raças diferentes de gatos. Por isso a aparência e a personalidade de cada um deles é diferente, o que os tornam mais especiais e queridos nos lares brasileiros.
2 – Persa
O gato persa também é muito querido entre os brasileiros. Essa raça é conhecida por ser muito carinhosa e dócil. Eles se dão bem com pessoas de qualquer idade, inclusive crianças e idosos. Como todo gato, essa raça adora os momentos com os outros, mas não desiste de passar um tempo sozinho.
Sua aparência também é um ponto alto, e os gatos persas têm no seu pelo o ponto alto. Afinal, é quase impossível resistir à pelagem longa, fofa e muito volumosa.
3 – Siamês
Esse gato é favorito por ser bastante inteligente e dócil. Dentre outras qualidades, ele é conhecido por ser muito sociável e geralmente gosta de fazer atividades com o dono. Essa raça também gosta de chamar atenção e busca interagir com adultos, crianças e até mesmo outros animais.
As características que mais chamam a atenção desta raça são os olhos azuis marcantes, além do porte magro e atlético. O gato siamês é natural da região do Sião, atualmente localizada na Tailândia.
4 – Angorá
Essa raça é conhecida por ter uma personalidade carinhosa e inteligente. Sempre disposto a brincar, o gato angorá é muito ligado ao seu tutor, e considerado por muitos como a melhor raça para quem tem criança em casa. Mesmo sendo agitado em alguns momentos, o angorá também é muito tranquilo, se mostrando a companhia perfeita para os pequenos.
5 – Sphynx
A aparência exótica dessa raça acaba por chamar a atenção de muitos brasileiros. O gato sem pelos pode parecer estranho, porém é um dos animais mais carinhosos com seu tutor. Ativos e brincalhões, os gatos dessa raça são diversão pura e muita companhia.
Pela falta de pelos, a pele do Sphynx fica exposta por mais tempo, o que pode causar problemas dermatológicos. Por isso, a atenção deve ser redobrada com o gatinho. Por outro lado, essa raça é considerada como uma das melhores para pessoas com alergia a pelos de gato, justamente pela falta deles.
6 – Maine Coon
O Maine Coon é considerado o maior gato do mundo e figura na lista entre os gatos mais comuns no Brasil. Apesar do seu tamanho e do peso – alguns podem chegar a pesar 14 kg -, a pelagem sedosa é o atributo que mais chama a atenção das pessoas.
Esta raça é uma das mais sociáveis, sendo capaz de se dar bem com qualquer pessoa ou animal. São conhecidos por serem tranquilos e gentis, transformando-se em grandes companheiros para seus tutores.
7 – Himalaia
Esta raça é recente no Brasil e essa mistura entre o gato Persa e o Siamês começou a ser criada a partir de 1930, sendo reconhecida em 1957. Os gatos dessa raça são conhecidos por seu temperamento calmo e dócil, de fácil convivência.
Sua pelagem fofa e volumosa é um atrativo e, apesar de gostarem de um carinho e uma boa companhia, o gato Himalaia também não é muito apegado e consegue ficar sozinho por boa parte do tempo.
8 – Ragdoll
Essa raça também é conhecida por ser muito grande, sendo possível que os gatos cheguem aos 60 cm e pesem até 9kg. Os gatos desta raça são dóceis e muito apegados ao tutor, seguindo seu dono para todos os lugares.
Os gatos da raça possuem um comportamento semelhante ao dos cães, e eles adoram brincar, correr e muito mais. São conhecidos por serem um pouco mais carentes do que outros gatos, e estes não gostam de ficar muito tempo sozinhos.
9 – Pelo Curto Brasileiro (Brazilian Shorthair)
Essa raça exclusivamente brasileira tem sua origem com a chegada dos europeus ao Brasil, em 1500. São conhecidos por serem brincalhões, enérgicos e sociáveis e, por isso, são uma ótima opção para famílias com crianças.
A brazilian shorthair, como é conhecida, é uma raça que foi criada pelo engenheiro Paulo Samuel Ruschi, fundador da Federação Brasileira de Gatos. A raça foi originada a partir do cruzamento de gatos de pelo curto britânicos, que vinham nos navios com os marinheiros portugueses.
10 – Snowshoe
Essa raça também é recente e sua origem remonta à década de 1960, mais especificamente na região da Filadélfia, Estados Unidos. Ela é o resultado do cruzamento entre o gato siamês e o americano de pelo curto.
Seu temperamento extrovertido e carinhoso faz com que ele se apegue fácil ao seu tutor. Ele só fica um pouco tímido na presença de outros animais e pessoas diferentes do seu convívio diário.
11 – Pelo Curto Americano (American Shorthair)
Este gato possui porte médio e é muito forte e ágil. Seu comportamento enérgico é resultado da função dada a este exemplar de felino, muito usado como caçador de roedores em fazendas dos Estados Unidos.
É considerado um gato calmo e brincalhão, precisando apenas de um empurrãozinho para uma tarde inteira de brincadeiras.