Dentre os bilhões de estrelas que compõem a nossa galáxia, existem algumas localizadas bem próximas, ou seja, a poucos anos-luz de distância da Terra. Entre elas, encontramos uma diversidade notável, onde muitas pertencem à classe das anãs vermelhas e marrons.
continua depois da publicidade
No entanto, alguns destes corpos possuem uma magnitude tão reduzida que, apesar de sua proximidade com o nosso planeta, permanecem invisíveis a olho nu. Confira a lista a seguir.
10 estrelas mais próximas da Terra
- Sol: começamos pelo mais famoso, o nosso próprio Sol. A 149.597.870 quilômetros de distância, ele é a fonte de luz e energia que sustenta toda a vida em nosso planeta.
- Alpha Centauri: possuindo apenas 12% da massa solar ou cerca de 130 vezes a massa de Júpiter, essa estrela é cercada por três planetas. Dentre eles, Proxima b, com uma massa ligeiramente superior a da Terra, e outro com pouco mais que o dobro da massa de Marte, são os exoplanetas mais próximos conhecidos.
- Estrela de Barnard: uma anã vermelha tênue, está a aproximadamente 5,96 anos-luz da Terra. Embora não se tenha confirmado planetas ao seu redor, a curiosidade sobre possíveis mundos ali persiste.
- Estrela Wolf 359: próxima, mas incrivelmente fraca, esta anã vermelha está a somente 7,78 anos-luz, ainda que invisível a olho nu. Curiosamente, foi palco de um evento na série Star Trek.
- Lalande 21185: situada a 8,29 anos-luz, essa anã vermelha levanta interesse por uma possível órbita planetária. Entretanto, sua distância impraticável dificulta qualquer viagem interestelar.
- Sirius (α Canis Majoris): a famosa Estrela do Cão é um sistema binário composto por Sirius A e Sirius B, situado a 8,58 anos-luz. Sirius B é uma anã branca, uma relíquia estelar.
- Luyten 726-8: este sistema binário, a 8,73 anos-luz, oferece um vislumbre das estrelas de flare, como Luyten 726-8B, uma variável UV Ceti.
- Ross 154 (V1216 Sagittarii): a 9,68 anos-luz, essa anã vermelha é notável por suas flutuações de brilho intensas e rápidas.
- Ross 248 (HH Andromedae): aproximando-se a 10,32 anos-luz, Ross 248 fica no norte da constelação de Andrômeda.
- Epsilon Eridani: a 10,52 anos-luz, Epsilon Eridani é visível a olho nu e também uma forte candidata a abrigar planetas em sua órbita.