Saiba quais são as 10 cidades mais quentes do mundo

Você já se perguntou quais seriam as cidades mais quentes do mundo? Atingindo temperaturas superiores a 50 °C, nesses locais, o clima pode ser um fator dominante na vida da maioria.

O Brasil possui uma série de regiões com cidades onde parece existir “um sol para cada um“, onde as temperaturas podem atingir máximas impressionantes. Contudo, elas não estão nem perto de outras localidades ao redor do mundo onde o calor pode tornar o cotidiano insuportável; nas cidades mais quentes do mundo, o clima pode influenciar completamente o estilo de vida de seus cidadãos.

continua depois da publicidade

De acordo com o Discovery Channel, definir qual é o lugar mais quente do mundo pode ser uma missão difícil. Afinal, os desertos que mais podem castigar o ser humano em termos de temperatura, como o Saara, Sonora, Lut e Gobi, são tão remotos que ter acesso e manter uma estação meteorológica neles é algo impraticável.

Mesmo assim, ainda é possível ter certa noção de quais seriam as cidades mais quentes do mundo, após medições diretas por instrumentos de precisão. Para entender mais, confira abaixo o top 10.

Leia também

Quais são as cidades mais quentes do mundo?

Até hoje, não existe uma temperatura definida de quanto o ser humano é capaz de suportar. O verdadeiro problema é lidar com a umidade e, no caso das cidades mais quentes do mundo, considerar o fator da seca também é importante.

continua depois da publicidade

Recentemente, a cidade de Sanbao, no noroeste da China, registrou um recorde nacional de 52,2 °C, enquanto a Europa também sofre com incêndios florestais junto de ondas de calor com temperaturas de até 48 °C.

No geral, as temperaturas mundiais vêm atingindo máximas históricas, e a meta de manter o aquecimento global sob controle, dentro do limite de 1,5 °C dos níveis pré-industriais, já foge do alcance humano. Afinal, as evidências da crise estão por todo o globo.

As cidades listadas abaixo possuem temperaturas que ultrapassam os 50 °C, sendo vítimas de uma verdadeira superelevação. Esse fenômeno é fruto de condições climáticas adversas, o que também inclui o aquecimento global. Além de provocar um aumento na temperatura da atmosfera, ele ainda é capaz de causar enchentes, elevação do nível do mar e secas. Confira:

continua depois da publicidade
  1. Al ‘Aziziyah, Líbia;
  2. Dallol, Etiópia;
  3. Wadi Halfa, Sudão;
  4. Deserto Lut, Irã;
  5. Tirat Tsvi, Israel;
  6. Timbuktu, Mali;
  7. Queensland, Austrália;
  8. Kebilli, Tunísia;
  9. Ghadamés, Líbia;
  10. Sulaibiya, Kuwait.
Leia também

Concursos em sua
cidade