Por que é interessante proteger a chave do carro com papel alumínio? Bem, as novas chaves de carro contam com uma tecnologia que, por casualidade, pode-se usar o papel alumínio para fazer a sua proteção. A tecnologia pode trazer muitos benefícios, entretanto ela também pode abrir brechas para alguns problemas desagradáveis.
O papel alumínio é um item recomendado por alguns especialistas, pois, mesmo com os avanços, a tecnologia pode ser responsável por trazer também alguns contratempos, colocando em risco a segurança pessoal e a do próprio carro.
Isso porque às vezes algumas pessoas mal-intencionadas podem usar algumas ferramentas tentando burlar o funcionamento das chaves automáticas do carro. Por isso, é necessário estar atento para saber por que proteger a chave do carro com papel alumínio é importante.
Por que proteger a chave do carro com papel alumínio?
Hoje em dia é muito comum veículos que tenham chaves automáticas, que funcionam com a ativação do botão ou apenas com a proximidade do motorista e o carro, que abre de maneira automática.
Essas chaves funcionam enviando alguns sinais ao sistema, que trava e destrava as portas. Entretanto, os sinais emitidos pelas chaves podem ser interceptados por outras pessoas, em especial, criminosos que agem com seu método próprio.
Atualmente, o número de arrombamentos a carros que usam essa tecnologia vem aumentando. Os criminosos usam chaves virgens, repetidores de sinal, sistemas de descriptografia e outras técnicas que permitem usar o sinal original.
Como evitar clonagem das chaves
Para proteção das chaves automáticas, uma das formas mais em conta é usando papel alumínio. Especialistas apontam que não é o mais recomendado, porém além de ser mais barato, é bastante eficaz para a proteção das chaves.
Isso porque o papel alumínio pode agir isolando os sinais emitidos, impedindo que eles sejam interceptados. Dessa forma, embrulhar a chave do carro com papel alumínio funciona como se estivesse colocando um escudo nas chaves, a fim de proteger o sinal.
Outra forma de proteção dos sinais da chave eletrônica é usar uma daquelas Bolsas de Faraday, outro item que funciona como um saco bloqueador de sinal. Esse artifício também isola os sinais e funciona como um escudo contra a transferência de informações, que podem ser usadas para o roubo de carros.
Outros sistemas afetados
Além da chave do carro, cartões de crédito e sensores de portas residenciais podem sofrer interceptação da mesma maneira das chaves de carros. Isso porque esses itens também funcionam emitindo sinais.
Entre os anos de 1995 e 2016, a Volkswagen sofreu com arrombamentos de veículos, que possuíam os códigos que usavam um mesmo modelo, o que tornou vulnerável a marca de mais de 100 milhões de carros em todo o mundo.
Dessa forma, foram afetados carros relacionados à montadora, como Audi, Seat e Skoda. Quando os códigos das chaves eram descobertos por terceiros, eles eram inseridos em modelos virgens de chaves, permitindo que criminosos conseguissem ter acesso a qualquer veículo de forma simples.