Os hábitos das pessoas são grandes reveladores de suas personalidades e valores, pois até mesmo o seu jeito de dirigir diz muito sobre quem você é. Desde dirigir com o braço para fora na janela até a postura que você adota dentro do veículo são indicadores de características marcantes na sua identidade.
É importante respeitar as leis de trânsito e as regras de cordialidade nas vias públicas, seja a condução ofensiva ou defensiva. Em específico, as manias e costumes que você tem quando está conduzindo são reflexo da forma com que você vive normalmente. Veja mais sobre isso a seguir.
O que o seu jeito de dirigir diz sobre você?
1) Dirige com o braço apoiado na janela ou no apoio de braço
Você é uma pessoa despreocupada, relaxada e que raramente se estressa. A forma com que conduz parece mais um passeio, porque é assim que você vive diariamente. Ao invés de ter pressa para chegar mais rápido, a sua prioridade é chegar mais longe e aproveitar a vista durante o processo.
Sabe aquela frase “o caminho é mais importante que o destino”? Ela explica bastante sobre a sua personalidade, porque diversas vezes você prioriza as belezas do trajeto naquilo que faz. Seja um curso, um projeto profissional ou até mesmo em seus relacionamentos, são as etapas e as conquistas que te chamam a atenção.
2) Dirige com as duas mãos no volante
Mais cauteloso e preocupado, você sofre tentando gerenciar todos os pontos do carro. Desde o volume da música até a posição dos retrovisores, se todos os passageiros estão usando o cinto de segurança e a posição dos assentos, não há nada que escape a sua atenção.
Ainda que seja exaustivo, essa preocupação te faz sentir mais seguro e participativo em tudo que está acontecendo ao seu redor. Pode ser que você conduza os seus relacionamentos e atividades da mesma forma, buscando se dividir em várias partes para atender todas as necessidades que existem.
3) Dirige com somente uma mão no volante
Seja para segurar a mão do seu companheiro no banco de passageiro, até usar a mão livre para mexer no som, você é uma pessoa mais moderada. Ainda que seja atencioso com o trânsito, consegue administrar a sua atenção para que o trajeto seja mais leve, seja colocando uma música tranquila ou ajustando a temperatura do ar-condicionado.
Para você, é importante que todos estejam confortáveis, se sintam vistos e participem do momento, ainda que não tenha nenhum diálogo urgente em andamento. Portanto, é um indivíduo mais realista e pé no chão, pois suas prioridades vão além dos interesses pessoais.
4) Mexe no carro o tempo inteiro
Como se não fosse suficiente as funções normais de sinalização, aceleração, frenagem e controle da direção do veículo, você é aquele motorista que fica verificando mil informações no painel. Nunca está satisfeito com a estação de rádio, a temperatura do ar condicionado, a posição do assento ou o ritmo do trânsito.
Essa mania pode ser um indicador de que você é uma pessoa estressada, preocupada em excesso e sobrecarregada de atividades. A inquietação comumente está associada com uma atividade mental muito acelerada, típica de indivíduos que lidam com ansiedade, insônia e outros sintomas de uma vida em desequilíbrio.
5) Muda de música várias vezes durante o trajeto
Para você, sair de carro é a oportunidade de performar as suas músicas favoritas no trânsito. Pode ser que tenha uma estação de rádio favorita ou até uma playlist para te acompanhar no trajeto para o trabalho, para a academia ou para casa. Nesse caso, é praticamente impossível que você perca a paciência no trânsito porque está aproveitando cada minuto.
No entanto, a inquietação em relação à música pode ser um sinal de empolgação ou pressa, pois você não consegue finalizar uma canção inteira ou não encontrou a opção perfeita para aquele momento. Em alguns casos, é difícil deixar que outro passageiro seja o DJ do seu carro.