A prova oral é uma etapa avaliativa onde a banca examinadora avalia o conhecimento do candidato a respeito de alguns temas, sendo mais comum nos concursos públicos para a área jurídica. Neste contexto, são cobradas habilidades relacionadas ao conhecimento técnico, capacidade de argumentação, coerência, adequação de linguagem e mais. Para auxiliar nessa fase, existem 4 dicas sobre como se preparar para a prova oral de concursos.
Sobretudo, são dicas e técnicas para controlar os aspectos emocionais relacionados ao nervosismo e ansiedade, mas também como garantir que a sua comunicação seja assertiva e com a qualidade necessária para ser aprovado. Portanto, o candidato precisa ir além dos conhecimentos técnicos e praticar antes da avaliação. Saiba mais informações a seguir e confira as principais dicas:
4 dicas para se preparar para a prova oral de concursos
1. Treine a respiração
Para treinar a respiração, você pode utilizar da prática rotineira de exercícios físicos, meditação e yoga, pois são atividades que focam no ritmo cardiorrespiratório e promovem maior consciência. Dessa maneira, na hora que for se comunicar, será possível se expressar com mais calma e eficiência.
2. Pratique a sua oratória
A oratória contempla a arte de falar em público de maneira estruturada e persuasiva, a fim de informar, influenciar ou entreter quem está te ouvindo. Você pode praticar essa potência por meio de trava-línguas, declamação de poesias, apresentações de slide ou simulação de entrevistas. O mais importante é praticar as diferentes maneiras de se comunicar.
3. Pesquise sobre a banca examinadora
Para ter um bom desempenho, recomenda-se que os candidatos entendam como funcionam a mentalidade dos examinadores. Por isso, pesquise sobre os componentes, quais são os cursos que fizeram, a profissão e área de atuação e demais informações que te ajude a se familiarizar com essas pessoas.
4. Teste os seus conhecimentos
Organize uma banca examinadora fictícia com amigos e familiares ou colegas que são da área que você está prestando concurso. Faça uma simulação da prova oral e peça a avaliação dessas pessoas, com pontos de melhoria, como foi seu desempenho e outras sugestões.