A pressa é inimiga da perfeição e, quando se trata do mundo da culinária, esse ditado não poderia ser mais verdadeiro.
Na maioria das vezes, quando estamos sem tempo, as coisas mais simples parecem ficar consideravelmente mais complicadas: seja para assar um bolo, desenformar uma torta ou apenas descascar um ovo, quanto maior a agilidade, piores serão os resultados que desejamos.
Nesse sentido, no caso dos ovos, a tarefa pode parecer desafiadora sem as habilidades corretas. Quantas vezes já não tentamos descascá-los logo após retirá-los da panela com água fervente, só para acabar com uma casca quebradiça e frustrante?
Apesar desse ser um problema que assola a maioria, sua solução é muito mais simples do que se imagina, e só exige um ingrediente que pode ser encontrado em qualquer cozinha: o bicarbonato de sódio.
Para entender como esse truque funciona, confira abaixo como utilizar o bicarbonato ao seu favor para tirar a casca do ovo cozido e não sofra mais nessa tarefa.
Confira truque com bicarbonato para tirar casca de ovo cozido
Pode até não ser de conhecimento comum, mas adicionar bicarbonato de sódio à água de cozimento dos ovos é uma prática popular para simplificar o processo de descascar o alimento.
O motivo disso é o fato do bicarbonato ser uma substância alcalina que, ao dissolver na água, aumenta o pH do líquido.
A partir de então, o aumento da alcalinidade pode afetar a estrutura das proteínas na clara do ovo, o que reduz a aderência entre a membrana interna da casca e a clara. Logo, a casca fica mais fácil de ser removida.
O truque é muito simples: basta adicionar uma colher de chá de bicarbonato de sódio em um recipiente médio com água para o cozimento. Quando a água com o bicarbonato passar pela casca, o ovo ficará instantaneamente mais solto, perfeito para ser descascado.
Outra ótima dica é não colocar muitos ovos em uma panela pequena para cozinhá-los. O ideal é que eles não se toquem ao longo do cozimento, de modo que não quebrem. Assim, caso a panela não seja grande, ferva de 3 a 4 ovos por vez.
Por que alguns ovos são mais fáceis de descascar do que outros?
Não é nenhuma novidade que descascar um ovo logo após seu cozimento pode resultar em muita frustração e em boa parte da clara indo embora junto com as casquinhas.
Na maioria das vezes, certos ovos podem parecer até mais difíceis de descascar do que os outros, e o resultado sempre deixa a desejar.
Isso ocorre por conta do frescor do alimento: quanto mais fresco um ovo é, mais difícil será remover a casca dele cozido. À medida que o tempo passa, o item passa por mudanças químicas e físicas, todas relacionadas ao tempo de gestação do pintinho.
Assim, quanto mais tempo passar, mais velho o ovo fica, e mais fácil será de quebrá-lo ao final da gestação. De acordo com artigo da USDA, Departamento de Agricultura dos EUA, a teoria é a mesma para descascar o alimento. Ovos mais “passados” possuem cascas mais fáceis de serem removidas.
Junto disso, a albumina, que é uma das principais proteínas da clara do ovo, tem um papel crucial no processo de descascar ovos cozidos.
Antes de mais nada, é preciso entender que o ovo, quando fresco, tem um pH mais ácido, em torno de 7,6. Com o tempo, ele se torna mais alcalino, ficando com o pH acima de 9, por conta do escape do CO2 contido na clara por meio dos poros da casca.
Desse modo, a albumina, ao sofrer essa variação de pH, se liga menos fortemente à membrana interna da casca, o que torna o ovo mais fácil de descascar.
É aí que o bicarbonato entra: por aumentar o pH da água do cozimento, o ingrediente simula o efeito do envelhecimento do ovo. Esse processo reduz a adesão da albumina à parte interna da casca, deixando-a mais solta e mais simples de remover.