Eclipses são fenômenos astronômicos que despertam a curiosidade de todos os observadores. Existem diferentes tipos de eclipses e geralmente todos envolvem o Sol, a Lua e a Terra. Ao longo da história, esse fenômeno foi estudado de forma a indicar quais são e como acontecem.
A expressão tem origem no termo grego ‘ékleipsis’, que significa “ato de sair ou desaparecer de um local”. Para a astronomia, a palavra tem significado de “desaparecimento temporário” de um astro.
Os eclipses são classificados de acordo com a sua ocorrência, que pode envolver o Sol ou a Lua. Dessa forma, os eclipses solares são aqueles em que o Astro Rei é sobreposto, e o eclipse lunar é aquele que envolve a Lua e seu desaparecimento temporário.
Tipos de eclipse
Eclipses são definidos como um fenômeno que acontece quando um astro deixa de ser visível de forma total ou parcialmente, durante um período de tempo limitado. Isso porque existe a presença de outro astro entre o horizonte ou a partir da sobreposição de uma sombra em um corpo celeste que não produz a própria luz.
Qualquer corpo celeste naturalmente visível pode passar por um eclipse, mas o fenômeno tem mais ocorrência com o Sol e a Lua, os principais astros na órbita do planeta Terra. Confira a seguir os tipos possíveis de eclipses.
Eclipse solar
O eclipse solar acontece quando a Lua, na órbita ao redor da Terra fica posicionada entre o Sol e a Terra, fazendo o Sol desaparecer por um período. A depender do ponto de observação localizado na Terra e dos ângulos entre os astros, o eclipse pode ser total ou parcial.
O eclipse solar total acontece quando toda a zona de iluminação solar é coberta pela lua em determinado ponto de visão e observação. Já o eclipse solar parcial acontece quando apenas uma parte da luminosidade do sol é sobreposta pela lua em um ponto específico.
Todavia, existe ainda o eclipse anelar ou anular, quando a lua não encobre o sol e forma um anel em volta do satélite. Isso porque a Lua está localizada um pouco mais afastada do planeta Terra durante o fenômeno.
O eclipse híbrido, por sua vez acontece quando o eclipse se mostra total em alguns pontos de visão onde existe a sombra total e anelar em outros pontos, que apresentam sombra parcial (penumbra).
Eclipse lunar
O eclipse lunar acontece quando a sombra da Terra se projeta sobre a Lua. Por não ter luz própria, ela fica encoberta pela sombra e torna-se invisível ou visível de forma parcial. Tudo depende das condições em que o fenômeno acontece.
Dessa forma, o eclipse lunar pode ser dos seguintes tipos:
- Eclipse lunar total – acontece quando a Lua está posicionada sobre a área da umbra, formada pela sombra da Terra. Dessa forma ela se apresenta completamente escura;
- Eclipse lunar parcial – é quando a Lua encontra-se situada parte na umbra e parte na penumbra, ficando parcialmente encoberta;
- Eclipse lunar penumbral – acontece quando a Lua está totalmente situada na área da penumbra, formada pela sombra da Terra, e, dessa forma, a Lua fica parcialmente escura.