Réveillon: veja o que significa comer 12 uvas à meia-noite

Comer 12 uvas à meia-noite é uma das muitas tradições para receber o Ano Novo adotada por diversas pessoas ao redor do mundo; entenda sua origem.

Durante o Réveillon, muitas pessoas seguem diversas tradições para receber o ano novo. Uma dessas práticas é comer 12 uvas à meia-noite, uma para cada badalada do relógio.

continua depois da publicidade

Este ritual é comum no Brasil, com muitos acreditando que ele traz boa sorte e prosperidade para os meses que virão.

Embora seja uma prática popular por aqui, sua origem remonta à Espanha, onde é conhecida como “Las doce uvas de la suerte” (As doze uvas da sorte).

Leia também

O que significa comer 12 uvas à meia-noite?

O ritual de comer 12 uvas à meia-noite no Réveillon não se limita apenas à degustação, mas está profundamente ligado à expressão de votos de felicidade para o próximo ano.

continua depois da publicidade

A tradição estabelece que, a partir do primeiro minuto do dia 1º de janeiro, 12 uvas devem ser consumidas, cada uma simbolizando um mês do ano que está por vir.

Em alguns lugares, as uvas são substituídas por passas, mantendo o simbolismo espiritual e a conexão com a boa sorte.

Como as uvas são consumidas rapidamente dentro de um minuto, os participantes fazem desejos para o próximo ano, acreditando que cada uva traz uma bênção específica, como amor, paz, saúde, felicidade, generosidade, esperança, respeito, serenidade, comunicação, equilíbrio, crescimento pessoal e transformação.

Qual a origem da tradição?

Acredita-se que o costume de comer 12 uvas à meia-noite no dia 31 de dezembro se originou na Espanha, em 1880. Naquela época, a classe burguesa, inspirada pelos franceses, começou a comemorar a chegada do novo ano comendo uvas e bebendo espumante.

continua depois da publicidade

Com o passar do tempo, essa prática se difundiu por toda a sociedade espanhola.

Outro marco importante para essa tradição foi em 1909, quando um excedente na produção de uvas em Alicante levou os produtores a promoverem uma campanha de Natal para incentivar as vendas.

Eles associaram o consumo de 12 uvas à meia-noite à boa sorte no ano novo, e a casta de uvas brancas Aledo se tornou um símbolo dessa celebração, sendo vendida em embalagens de 12 unidades para serem consumidas na última noite do ano.

O costume se espalhou por vários países ao redor do mundo, especialmente na América Latina.

Cada uma das nações adaptou a prática de acordo com suas próprias crenças e costumes, enriquecendo ainda mais o ritual e tornando-o uma parte significativa das comemorações de ano novo.

continua depois da publicidade

Outros rituais de Ano Novo

1. Comer lentilhas no jantar de Ano Novo

Comer lentilhas no jantar de Ano Novo é outra tradição popular em muitos países, simbolizando um novo ano cheio de trabalho e oportunidades econômicas.

Este costume tem raízes europeias, mas no Brasil se tornou um símbolo de abundância e prosperidade na carreira profissional.

2. Usar roupas íntimas amarelas

Usar roupas íntimas amarelas na véspera de Ano Novo é uma prática comum que simboliza felicidade e boa sorte. Em alguns lugares, existe a regra que a roupa íntima deve ser um presente.

Já em outros, é recomendado que ela deve ser usada do avesso para atrair mais dinheiro no próximo ano.

3. Anel na taça

Colocar um anel, especialmente de ouro, na taça de espumante ou cidra durante o brinde da meia-noite é outra tradição para quem deseja encontrar o amor e o compromisso no novo ano.

continua depois da publicidade

O ritual é realizado para atrair casamento ou fortalecer relacionamentos existentes, simbolizando união e o desejo de que o amor dure. A prática reforça a intenção de começar o ano com romance e companheirismo.

4. Passear com uma mala

Por fim, pode parecer mentira, mas em muitos países, na virada do ano, é comum andar pela casa ou quarteirão com uma mala vazia para atrair viagens e novas experiências para os meses seguintes.

Leia também

Concursos em sua
cidade