O Réveillon é uma das celebrações mais aguardadas do ano, marcada por festas, shows e, especialmente, fogos de artifício. No entanto, enquanto muitos se encantam com o espetáculo pirotécnico, nossos fiéis companheiros caninos podem sofrer intensamente.
Pesquisas apontam que pelo menos 40% dos cachorros têm fobias relacionadas ao ruído, incluindo fogos de artifício, que podem causar estresse e afetar sua saúde geral.
A exposição a explosões de até 190 decibéis pode até prejudicar a audição dos cães, tornando fundamental a adoção de medidas preventivas.
Assim, para garantir uma virada de ano mais tranquila para seu amigo peludo, listamos quatro formas eficazes de acalmá-lo durante essa época festiva.
Como acalmar seu cachorro durante fogos de artifício?
1. Mantenha seu cachorro dentro de casa
A primeira dica é deixar seu cãozinho seguro dentro de casa durante o espetáculo de fogos, pois as explosões podem assustá-lo a ponto dele tentar fugir.
Em casa, ele estará em um ambiente mais familiar e seguro, e você pode garantir essa segurança trancando portões e fechando portas e janelas.
Inclusive, é recomendado que você forneça um espaço extra ou um esconderijo onde não possam ver os flashes de luz.
2. Ofereça atividades divertidas
Proporcione distrações divertidas para seus animais de estimação, especialmente aqueles que ficam ansiosos com barulhos altos. Envolver-se em brincadeiras e atividades pode ajudar a desviar a atenção deles dos fogos de artifício.
Por exemplo, colocar uma guloseima favorita no prato de comida do seu cachorro em um cômodo silencioso pode ser uma ótima estratégia para distraí-lo.
Conforme os fogos de artifício explodem, continue oferecendo novas guloseimas, mantendo seu pet ocupado até que o barulho termine.
3. Crie um ambiente calmo
O uso de ruído branco, como um ventilador ou música suave, também pode ser eficaz para acalmar seu animal de estimação. Oferecer um brinquedo ou cobertor favorito ao seu cachorro e deixá-lo no local mais tranquilo da casa é outra forma de ajudar a aliviar o estresse.
Além disso, produtos de relaxamento, como coletes antiestresse, coleiras de feromônios, suplementos calmantes ou difusores, podem ser úteis para manter seu animal de estimação mais relaxado.
4. Dê medicamentos tranquilizantes prescritos por um veterinário
Se você já testou todas as opções e seu cão ainda demonstra sinais de extrema ansiedade com os fogos de artifício, buscar ajuda de um veterinário pode ser a melhor solução.
Assim como ocorre com humanos, alguns medicamentos podem ser administrados para reduzir a ansiedade em cães.
Porém, é fundamental que você busque um veterinário para prescrever o tratamento adequado para o seu pet, garantindo que ele receba a dosagem correta e seja monitorado quanto a possíveis efeitos colaterais.
Conforme um estudo de 2020, publicado no Journal of Veterinary Behavior, 69% dos donos de cães relataram que medicamentos prescritos ajudaram a acalmar a ansiedade dos seus pets durante queimas de fogos.
Por que os cachorros têm medo de fogos de artifício?
Os cães têm medo de fogos de artifício principalmente por duas razões. A primeira e mais óbvia é o barulho. Fogos de artifício são extremamente barulhentos e cães possuem uma audição excepcionalmente aguçada.
Eles podem ouvir mais que o dobro de frequências que os humanos e sons a uma distância quatro vezes maior. Nesse sentido, os fogos são percebidos como uma ameaça, desencadeando instintos de sobrevivência e deixando-os ansiosos.
A segunda razão é a imprevisibilidade dos eventos pirotécnicos. Os humanos sabem quando haverá queimas de fogos, mas para os cachorros, é apenas mais um dia comum.
Quando os barulhos altos e as luzes começam, eles não têm ideia do que está acontecendo, tornando a situação mais desorientadora e ameaçadora.
Por isso, os pets reagem a esse fenômeno ficando ansiosos, se escondendo, fugindo ou até mesmo tornando-se agressivos, comportamento similar a um ataque de pânico em humanos.