Resenha: veja quais são as características desse tipo de texto dissertativo

A resenha é um dos principais gêneros textuais para descrever, avaliar e opinar acerca de uma obra, como filmes, livros, séries, peças de teatro e até mesmo estabelecimentos. No entanto, existem algumas características fundamentais desse tipo de texto dissertativo.

Por definição, a resenha é um gênero textual dissertativo que fornece aos leitores a descrição, avaliação e opinião do autor acerca de uma obra, pois parte da experiência individual do sujeito em relação a filmes, séries, peças de teatro, estabelecimentos ou experiências. No entanto, existem algumas características fundamentais que não podem faltar nesses textos.

continua depois da publicidade

Por conta dessa natureza, as resenhas possuem grande potencial de influenciar os leitores, de modo que sejam utilizadas atualmente por consumidores que estão buscando um restaurante, planejando uma viagem ou procurando uma atividade de lazer. Acima de tudo, se difere do resumo porque não descreve o objeto de forma breve e objetiva. Saiba mais informações a seguir.

Quais são as características de uma resenha?

Leia também

1) Descrição detalhada do objeto do texto

Como citado anteriormente, a resenha é diferente do resumo porque não apresenta ao leitor uma descrição breve e objetiva, sem detalhes. No geral, a resenha relata sobre a natureza do objeto de maneira mais aprofundada. Por exemplo, ao avaliar um filme, o autor precisa contar sobre o que se trata o enredo, quem são os autores, quais são os personagens principais, o que acontece ao longo da história e outros pontos pertinentes.

Dessa maneira, não descreve somente o conteúdo da sinopse, deixando de fora as informações acerca dos desdobramentos e eventos da narrativa. Em toda a resenha, é necessário iniciar o texto ou inserir logo nas partes introdutórias sobre o que está se falando, fornecendo informações suficientes para o leitor se familiarizar com o que será avaliado logo em seguida.

continua depois da publicidade

2) Possui formatos distintos

De acordo com a Língua Portuguesa formal, o gênero dissertativo da resenha suporta dois formatos: a resenha descritiva e a resenha crítica. Por um lado, a resenha descritiva é aquela em que o autor oferece ao leitor as informações sobre o autor e a obra com a intenção de informá-lo a respeito daquele produto, tratando brevemente sobre o enredo sem detalhar demais.

Sendo assim, é construída a fim de expor algo relativo a um conteúdo, apresentando mais informações do que se pode obter em um resumo. Em contrapartida, a resenha crítica ou opinativa pretende de expor a opinião do autor de maneira crítica, o que tende a influenciar o comportamento dos leitores. No entanto, esse tipo de texto também depende de uma descrição inicial.

continua depois da publicidade

Atualmente, a produção de resenhas tem contado cada vez mais com o suporte de outros gêneros textuais, como o resumo, a avaliação e a redação dissertativa. Neste sentido, as transformações tornaram esses limites de formato mais tênues, de modo que exista a possibilidade de escrever uma resenha que descreve e crítica ao mesmo tempo.

3) Apresenta um panorama inicial

Antes de partir para o detalhamento e a opinião do autor, a resenha precisa apresentar os aspectos mais técnicos da obra. Por exemplo, qual é o título, resumir quais são as ideias principais trabalhadas, quem são os autores e qual é o principal objetivo daquela produção. No caso dos filmes, é aqui que entram os aspectos de tempo de duração e gênero, por exemplo.

continua depois da publicidade

4) Desenvolve o conteúdo com as próprias palavras

A resenha é o momento em que o autor relata a experiência que teve no contato com aquele produto, utilizando as próprias palavras. Desse modo, depois da definição do formato do texto, apresentação do panorama inicial e descrição do que está sendo tratado, é hora de descrever o conteúdo de acordo com a experiência como leitor.

Nessa etapa, você não precisa trazer as suas próprias opiniões ou debater com as ideias do autor da obra. A intenção é contar com as suas palavras sobre o que se trata a história. Como você explicaria esse enredo para um amigo? Lembre sempre de adaptar a sua linguagem para o contexto da escrita.

5) Faz uma avaliação ou análise

Não esqueça de colocar a sua opinião, descrição ou análise a respeito do que está resenhando. Aqui você pode realizar críticas construtivas, apontar o que mais gostou e o que achou pouco interessante, discorrer sobre suas expectativas e como foi chegar ao final desse processo. Em algumas resenhas na internet, este é o momento em que o autor atribui uma nota para a obra.

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade