Repelentes naturais: 10 plantas perfeitas para afastar insetos

A presença de insetos em casa é inevitável, mas nem sempre é preciso recorrer a produtos químicos, pois algumas plantas são repelentes naturais e podem afastá-los.

Viver em harmonia com a natureza muitas vezes implica compartilhar nosso espaço com insetos indesejados. Mosquitos, moscas e outros invasores podem transformar momentos ao ar livre em verdadeiros incômodos.

continua depois da publicidade

Felizmente, existem várias espécies de plantas que, além de embelezar nossos espaços, também funcionam como repelentes naturais, atuando no combate a essas pragas.

10 plantas que servem para afastar insetos

Leia também

1. Alecrim

O alecrim é uma erva aromática mediterrânea com milhares de propriedades e utilizações, inclusive, seu óleo essencial é utilizado na produção de repelentes naturais.

Esta planta perene cresce melhor em climas quentes e secos, embora também possa se adaptar a áreas com climas mais frios. Além disso, pode ser podada em vários formatos e tamanhos, tornando-a uma excelente opção de decoração para o seu lar.

continua depois da publicidade

2. Citronela

A citronela destaca-se pelo aroma exalado por seu óleo. Este cheiro é um repelente natural de mosquitos, sendo frequentemente concentrado em produtos como velas e tochas.

Colocar potes de citronela em mesas de jardim ou próximos a janelas e portas cria uma barreira olfativa, desencorajando os insetos de entrar em nossas casas.

3. Erva-gateira

Catnip é uma planta que cresce livremente em muitas áreas do planeta. Pertence à mesma família da hortelã e é muito fácil de cuidar, é perene e floresce no início do verão.

Esta espécie também faz parte das recomendações do Jardim Botânico do Brooklyn como repelente de mosquitos. Um estudo conduzido pela Iowa State University descobriu que a erva-dos-gatos é dez vezes mais eficaz que a dietitoluamida (DEET), um ingrediente ativo usado em muitos inseticidas comerciais.

continua depois da publicidade

4. Jasmim-dos-poetas

O jasmim-dos-poetas também é conhecido por afastar mosquitos. Além de decorar cercas e treliças, seu aroma forte age como um ótimo repelente de insetos, tornando-o uma adição valiosa ao espaço externo.

5. Gerânio

Seu nome científico é Pelargonium citrodorum, e é uma planta perene muito apreciada por suas flores e aroma. São um método muito popular para repelir mosquitos, pois seu cheiro lembra limão.

Colocá-lo em vasos em janelas ou varandas oferece proteção contra esses insetos, adicionando também um toque de cor à casa.

6. Hortelã-pimenta

O motivo pelo qual a hortelã-pimenta é um ótimo repelente ainda não é totalmente compreendido, mas acredita-se que seu odor intenso seja a chave. Repelentes de insetos frequentemente contêm óleos desta planta. Além de repelir insetos, ele ainda pode acalmar picadas de mosquitos.

continua depois da publicidade

7. Lavanda

A lavanda é reconhecida pelo seu aroma agradável e também por repelir insetos. Seu cheiro forte e marcante ajuda a afastar moscas e mosquitos, tornando esta planta ideal para ser cultivada em jardins ou em vasos fixos nas varandas.

A lavanda também cresce em ambientes internos bem iluminados, proporcionando uma fragrância encantadora para interiores.

8. Manjericão

Além de ser um excelente repelente para mosquitos e moscas, o manjericão é tóxico para as larvas desses insetos, tornando-o uma escolha perfeita para vasos em janelas e portas, protegendo contra visitantes indesejados.

Esta planta prefere ambientes frios, por isso precisa ser mantida com solo úmido. Requer também uma boa drenagem e exposição solar.

9. Petúnia

Além de embelezar a casa, as petúnias, quando florescem, emitem um aroma que repele mosquitos e outros insetos. Coloque-as em vasos para criar uma barreira natural contra estas pragas.

continua depois da publicidade

10. Sálvia

Pesquisas indicam que ter um vaso de sálvia por perto repele mosquitos com uma eficácia de 32%. Esta capacidade faz dela uma guardiã para outras plantas, embora seja importante considerar sua natureza invasiva e a liberação de substâncias inibidoras de crescimento.

Leia também

Concursos em sua
cidade