Relaxantes: veja 7 cores que 'acalmam' o ambiente

As 7 cores que acalmam o ambiente são excelentes escolhas para o quarto das crianças, as salas de espera em consultórios médicos, o espaço de aulas nas escolas e até mesmo em centros religiosos. Acima de tudo, criam espaços prósperos para o descanso e a comunicação.

De acordo com a Cromoterapia, prática pseudocientífica que utiliza as cores no tratamento de doenças, existem 7 cores que acalmam o ambiente por serem mais relaxantes, criando um estado de tranquilidade e repouso. Desse modo, são recomendadas para espaços como quartos das crianças, salas de espera em consultórios médicos, espaços de aulas em escolas e centros religiosos.

Antes de mais nada, são tonalidades que possuem significados positivos para todas as pessoas, pois estão associados a emoções como a calma, paciência, quietude e sentimentos semelhantes que são excelentes para a saúde humana. Seja na decoração de espaços ou na pintura completa de cômodos, essas opções podem ser boas escolhas. Saiba mais informações a seguir:

Quais são as 7 cores relaxantes que 'acalmam' o ambiente?

1) Branco

Leia também

Mais do que ampliar as dimensões do ambiente e transmitir um aspecto de limpeza, o branco acalma o ambiente porque está relacionado com os sentimentos de paz, tranquilidade e calmaria. Quando aliado com luzes mais frias, pode criar um ambiente propício para o descanso, pois fica mais aconchegante e menos carregado de informação.

Comumente, o branco é utilizado como um símbolo da paz, da espiritualidade, da conexão e da calma. Por conta disso, é uma tonalidade que transmite a ideia de liberdade, equilíbrio interior e iluminação, sendo uma excelente opção porque permite a harmonização com outros itens decorativos.

2) Verde-claro

A cor verde está associada com a esperança, a saúde, a vitalidade e o bem-estar. Como o pigmento mais presente na natureza, também está conectado com a noção de sustentabilidade, conexão com o meio ambiente e tranquilidade. Em algumas interpretações, essa é a cor da juventude e do dinheiro, mas o verde-claro é mais relacionado com a saúde dos indivíduos.

No geral, está associada com o crescimento, a renovação, as transformações e a plenitude. Em tons mais claros e pastéis, o verde é um importante elemento de equilíbrio para o corpo e o espírito, pois cria um ambiente de relaxamento. Como harmoniza em qualquer ambiente, é ideal para trazer boas energias, mas não se deve misturar com tons mais quentes.

3) Lilás

Por definição, o lilás é um tom de roxo que está mais para o lado do azul. Neste sentido, está relacionada com os aspectos de espiritualidade, intuição, conexão com divino e certo toque de misticismo, sendo ideal para os locais religiosos, centros de oração, espaços de meditação e afins. Dessa forma, é vista como a cor da energia cósmica e inspiração.

Essa tonalidade é utilizada para os rituais de purificação em religiões orientais, porque promove uma cura no nível físico, emocional e mental. Em alguns mitos, as flores lilases são responsáveis por auxiliar as pessoas a encontrarem novos caminhos, abrindo perspectivas distintas e ajudando na tomada de decisões difíceis.

4) Azul-claro

Os mais diversos tons de azul-claro são indicados para cômodos como maternidades, fraldários e enfermarias. Em relação à associação, está conectado com a ideia do céu iluminado, do espírito e do pensamento livre, alimentando os sentimentos de lealdade, fidelidade, tranquilidade e personalidade. Por conta disso, é interessante combiná-lo com o branco ou com o lilás.

Como está associado com a água, é ideal para banheiros e cômodos de banho, principalmente por criar uma ideia de fluidez quando em contato com a luz solar.

5) Rosa-claro

O rosa-claro é uma cor associada à feminilidade, amor, gentileza, leveza e afeto. Como consequência, está presente em cômodos internos, mas também nos consultórios de profissionais que trabalham com estética pela associação com a ideia de beleza. Antes de mais nada, o rosa é a tonalidade das emoções, dos sentimentos e daquilo que é mais íntimo do ser humano.

6) Cinza-arroxeado

Com tons de roxo, esse cinza é conhecido por criar uma base sólida e estável ao ambiente, criando uma sensação de relaxamento por conta da continuidade e da neutralidade que oferece diante do excesso de estímulos. Portanto, é recomendado para salas de entrada ou áreas de descanso, uma vez que oferece maior conexão do indivíduo com ele mesmo.

7) Verde-menta

Esse tom de verde traz um aspecto de frescor, inovação, tranquilidade e renovação para o ambiente. Ainda que gere um efeito relaxante, é indicado principalmente por iluminar os espaços, alimentando a sensação de bem-estar e saúde nos moradores.