"Relampejando" ou "Relampeando": qual é a forma certa de escrever?

Aprenda qual é o jeito correto de escrever o verbo relacionado à queda de relâmpagos e nunca mais erre quando for se comunicar.

A Língua Portuguesa é cheia de truques que confundem os falantes a todo o momento, principalmente por conta da semelhança entre as palavras. Neste contexto, umas das dúvidas mais comuns é se o jeito certo de escrever a queda de relâmpagos no céu é "relampejando" ou "relampeando".

continua depois da publicidade

Como o idioma sofre influência de diversas questões, como sotaques e regionalismos, algumas pessoas se acostumam com expressões distintas. Porém, não sabem se estão cometendo um erro de linguagem ou não.

Por isso, é importante aprender com base nas regras da língua. Entenda mais a seguir.

Leia também

Qual é o jeito certo de escrever: relampejando ou relampeando?

Diferente do que se imagina, tanto a expressão relampejar quanto relampear estão certas e possuem utilização na Língua Portuguesa. Dessa forma, são termos das categorias de formas variantes ou formas gráficas variantes.

continua depois da publicidade

Esse fenômeno linguístico refere-se às palavras que são escritas de jeitos distintos, mas continuam tendo uma grafia correta de acordo com a norma culta da Língua Portuguesa. Além de terem a grafia correta, essas expressões distintas não perdem o significado original.

No geral, as formas variantes são resultados dos processos naturais de formação da língua, bem como da maneira que é utilizada socialmente.

Comumente, o que acontece é que uma das grafias se torna mais comum entre os falantes, mas isso não invalida o uso e ortografia de suas variantes.

De acordo com o Vocabulário Oficial da Língua Portuguesa, criado pela Academia Brasileira de Letras, tanto relampejar quanto relampear estão corretos. A partir desse registro oficial, se legitima o uso de ambas grafias no território brasileiro.

continua depois da publicidade

Portanto, é possível dizer:

  • Tome cuidado na rua, está relampejando hoje;
  • Tome cuidado na rua, está relampeando hoje.

Quais são as outras variações?

Também segundo o Vocabulário Oficial da Língua Portuguesa, outras formas aceitas desse verbo são relampaguear, relampadear, relampar ou relampadar.

Em todas essas variações existe um padrão de formação, pois coloca-se a palavra relâmpago com algum tipo de derivação sufixal. Sendo assim, ao adicionar relâmpago aos sufixos há a transformação desse substantivo em verbos. Funciona assim:

  • Substantivo relâmpago somado ao sufixo -ear = verbo relampear;
  • Substantivo relâmpago somado ao sufixo -ajar = verbo relampejar;
  • Substantivo relâmpago somado ao sufixo -aguear = verbo relampaguear.

Curiosamente, escrever relâmpago ou relampo está correto, porque também é aceito na Língua Portuguesa. Outras palavras registradas no idioma para descrever essa emissão de carga são corisco ou lôstrego, mas são bem menos utilizados.

continua depois da publicidade

Afinal, o que significa relampejar?

Segundo o dicionário, relampejar pode ser usado como verbo intransitivo ou verbo transitivo direto. Por um lado, refere-se ao aparecimento rápido de um relâmpago no céu, de forma singular ou contínua.

Contudo, também pode referir-se ao aparecimento rápido de um pensamento ou sentimento, utilizando o relâmpago como metáfora. Veja alguns exemplos de frases com esses sentidos:

  • Não vou sair de casa, está relampejando muito;
  • A dúvida relampejava em seu coração depois de ouvir aquela palestra.

Quais são os outros tipos de formas variantes?

Como citado anteriormente, as formas variantes são formações duplas ou até múltiplas de escritas que não afetam o significado das palavras. Apesar disso, modificam a grafia sem ferir as regras da norma culta.

continua depois da publicidade

Mas é sempre preferível utilizar a estrutura mais comum para evitar confusões. Isso porque, em alguns casos, é possível que a pessoa não reconheça as formas gráficas variantes e identifique a escrita como incorreta.

Por exemplo, na banca corretora da sua redação em concursos, essa confusão pode acontecer e prejudicar a sua avaliação final. Outros tipos de formas variantes que você precisa ficar atento são:

  • Abdome e abdômen;
  • Afeminado ou efeminado;
  • Cota e quota;
  • Cociente e quociente;
  • Assoprar e soprar;
  • Cãibra e câimbra;
  • Catorze e quatorze;
  • Enumerar e numerar;
  • Louro e loiro;
  • Taberna e taverna.

Se tiver dúvidas, faça uma pesquisa no Vocabulário Oficial da Língua Portuguesa neste link.

Leia também

Concursos em sua
cidade