Redação: 5 passos essenciais para fazer uma introdução de sucesso

Todo concurseiro que deseja fazer uma redação nota 10 precisa saber criar uma introdução de sucesso.

O dia das provas do concurso público está chegando e você ainda não sabe como fazer uma introdução de sucesso em sua redação? Calma. Existem técnicas eficazes que podem te ajudar com essa missão, que não é impossível.

continua depois da publicidade

Por mais que a escolha da estratégia de introdução de qualquer redação tenha uma relação direta com o tema proposto pela banca examinadora, é possível cativar o leitor e despertar a sua curiosidade.

Esta matéria selecionou cinco passos essenciais para fazer uma introdução de sucesso em sua redação. Confira.

Passos para criar uma introdução de sucesso na redação

Leia também

1. Resgate histórico

O candidato pode começar a introdução da sua redação resgatando eventos históricos relevantes que tenham relação com o tema proposto. Essa tática permite contextualizar o leitor, além de demonstrar repertório.

continua depois da publicidade

Suponha que o tema da redação do concurso seja “Os direitos das mulheres no século XX”. O candidato pode destacar marcos históricos que evidenciam o pensamento machista que ainda resiste em nossa sociedade.

Por exemplo, você pode começar a sua narrativa mencionando a conquista tardia do direito ao voto feminino durante o governo de Getúlio Vargas, no início dos anos 1950.

2. Narração Ficcional

Outra dica sobre como fazer uma introdução de sucesso em sua redação. O candidato também pode se valer de exemplos de séries, livros ou filmes famosos para contextualizar o leitor, cativando-o com uma abordagem envolvente e criativa.

continua depois da publicidade

Vamos supor que o assunto da redação seja “O caos do sistema prisional brasileiro”.

Você pode mencionar a série "Orange is the New Black" e fazer uma analogia com o tema proposto, destacando a discrepância entre a realidade das prisões no Brasil e a ficção, o que pode ampliar a compreensão do leitor perante o tema.

3. Comparação

Mais um macete valioso sobre como fazer uma introdução cativante em sua redação. O candidato pode comparar a realidade brasileira com a de outros países mais desenvolvidos ou até mesmo períodos históricos.

continua depois da publicidade

Essa tática pode deixar o início do seu texto mais interessante para o leitor. Suponha que o tema proposto da redação seja “Os investimentos em pesquisa e desenvolvimento do Brasil”.

Você pode contrastar a real situação do nosso país com a de nações como Israel, Finlândia ou Suécia, por exemplo. É possível dar ênfase para a gigantesca lacuna existente no quesito inovação e desenvolvimento tecnológico nacional.

4. Contextualização

O candidato também pode apresentar uma visão mais abrangente sobre o tema proposto levando em consideração a realidade no Brasil. Vale lembrar que é necessário ter embasamento em dados e estatísticas confiáveis, para manter a relevância do assunto para o leitor.

Vamos considerar que o tema da redação do concurso seja “Violência contra a mulher no Brasil”.

Você pode mencionar os alarmantes índices de acordo com os dados do Mapa da Violência, ressaltando a urgente necessidade do governo implementar ações concretas para combater esse problema.

5. Questionamento

A nossa última dica sobre como fazer uma introdução de sucesso na redação do concurso.

O candidato pode começar a sua dissertação levantando perguntas instigantes sobre o tema proposto que possam despertar o interesse do leitor e, sobretudo, incentivar a reflexão ao longo do texto.

Suponha que o tema da redação seja “Melhoria da qualidade de vida da população brasileira”.

O candidato pode questionar se o Brasil realmente está investindo neste quesito, sempre com base em dados concretos que possam comprovar desigualdades de renda, índices recentes de desemprego, bem como o crescimento da população de rua, por exemplo.

Tais questionamentos podem instigar o leitor a fazer uma análise crítica sobre os desafios sociais enfrentados pelo nosso país.

E aí, qual das estratégias para fazer uma introdução de sucesso na sua redação você pretende escolher? O mais importante é não fugir do tema proposto, cativar e despertar a curiosidade do leitor. Boa sorte.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade