Redação: 5 dicas de como escrever um bom título

A escrita da redação é uma etapa importante em provas, exames e concursos públicos. Porém, mais do que saber desenvolver um argumento dentro do tema proposto, é importante escrever um bom título para impactar desde o início.

Por

Escrever um bom título pode ser tão desafiador quanto desenvolver uma redação de qualidade, principalmente quando o tema é desconhecido ou difícil. No entanto, estima-se que o título é uma das ferramentas para gerar impacto e boa impressão durante a correção, principalmente ao se considerar que é a primeira parte a ser lida pelo avaliador.

Neste sentido, existem 5 dicas que podem te ajudar a criar um título interessante, sem precisar recorrer aos clichês ou correr o risco de desrespeitar alguma das regras estabelecidas para essa etapa. Atualmente, provas, exames e concursos públicos utilizam a redação como uma forma de avaliar a argumentação, interpretação e escrita dos candidatos. Saiba mais informações a seguir:

5 dias para escrever um bom título na redação

Leia também

1) Escolha a simplicidade

No geral, o título deve resumir o tema da redação, mas não entregar todos os pontos que vão ser lidos, pois é interessante gerar curiosidade e manter o leitor interessado no texto completo. Desse modo, deve-se considerar deixar algumas dicas sobre o argumento principal desenvolvido, mas a principal dica nesse ponto é escolher a simplicidade.

Não queira inventar a roda ou inovar na produção de redações com um título chocante, porque o mais importante não é essa parte da sua produção. Ainda que desempenhe uma função importante durante o momento de avaliação, um título simples mostra aos corretores que você consegue ser objetivo, conciso e que entendeu a proposta apresentada.

2) Não utilize frases longas

Evite metáforas ou outras figuras de linguagem, e também frases longas que possam parecer redundantes. O mais importante aqui é ser conciso, ir direto ao ponto e entregar a mensagem do seu texto em algumas palavras. Diferente do resumo de um artigo científico, por exemplo, o título da sua redação é uma entrada para a argumentação desenvolvida ao longo das outras linhas.

Mais do que soar inteligente, erudito e conhecedor da Língua Portuguesa, deve-se optar pela eficiência. De que forma você consegue resumir o seu texto e o tema em cinco ou seis palavras? Considere nesse ponto qual foi a estrutura que você utilizou, como os argumentos em cada parágrafo do desenvolvimento, os dados apresentados na introdução e as propostas da conclusão.

3) Fique atento às regras do título da redação

Assim como a estrutura das redações, existem regras específicas para a criação de títulos. Em primeiro lugar, não se deve colocar ponto final no título se a estrutura frasal possui um verbo. Além disso, a letra maiúscula deve estar presente somente na primeira palavra. No aspecto estético, pode-se pular uma linha após o título para iniciar a redação, mas isso significa que você está perdendo um espaço de escrita.

Acima de tudo, os candidatos devem ler a folha de redação antes de iniciar a escrita do texto, pois pode haver detalhes específicos de acordo com cada exame. No caso das provas do Cespe/Cebraspe, o título é optativo e você pode ganhar mais uma linha de escrita se não colocá-lo. Porém, pode ser uma vantagem na correção com base no tema proposto.

4) Seja criativo, mas moderado

Ainda que seja recomendado não utilizar de figuras de linguagem, pode-se utilizar dessa ferramenta para construir títulos criativos. Neste caso, é importante que o autor equilibre a ideia com a proposta e tema da redação, pois assim evita-se qualquer tipo de ambiguidade ou humor dúbio que prejudique a correção na próxima etapa.

Em alguns casos, pode-se utilizar da interdisciplinaridade e da intertextualidade com alguma das referências culturais adotadas no texto. Contudo, é fundamental se atentar à fuga do tema, porque utilizar um título que não faça sentido com o tema ou com a redação pode ocasionar perda de pontos por conta da incoerência.

5) Não copie o tema, seja original

Apesar de parecer mais fácil transcrever o tema proposto, isso demonstra falta de criatividade e originalidade. Em alguns casos, pode ser interpretado como cópia do material de referência, afetando na pontuação e criando o risco da prova ser zerada. Portanto, utilize o cabeçalho como inspiração para criar um título autoral e próprio.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você está de acordo com a nossa política de privacidade