Redação: 15 palavras e expressões que podem enriquecer o seu texto

As 15 palavras e expressões que podem enriquecer o seu texto na construção de uma redação oferecem um tom mais formal e inteligente, melhorando a avaliação acerca do vocabulário, diversidade de termos, conhecimento em Língua Portuguesa e outros pontos semelhantes.

Escrever uma redação demanda conhecimento técnico e prático, pois não basta somente se adequar ao formato se você não souber construir um texto atraente, convincente e formal. Desse modo, existem 15 palavras e expressões que podem enriquecer o seu texto, pois demonstram conhecimento de vocabulário, domínio da norma culta da Língua Portuguesa e melhoram a avaliação final.

continua depois da publicidade

Acima de tudo, é importante que os candidatos estejam em contato com termos distintos, por meio da leitura e dos diálogos, porque assim poderão construir textos mais desenvolvidos e avançar nos estudos sobre redação. Mais do que saber palavras difíceis, é importante conhecer os significados e suas utilizações. Saiba mais informações a seguir:

Quais são as 15 palavras e expressões que podem enriquecer o seu texto?

    Leia também
  1. Recentemente;
  2. Há muito tempo;
  3. Primeiramente;
  4. Em primeiro lugar;
  5. Certamente;
  6. Por certo;
  7. Com o propósito de;
  8. Com o intuito de;
  9. Em virtude;
  10. Como resultado da pesquisa;
  11. Pode-se afirmar que;
  12. Em vista da atuação;
  13. Tendo em conta;
  14. Ao refletir acerca;
  15. Ao analisar os dados da pesquisa.

Como construir uma redação atraente?

1) Tenha o hábito de leitura

A principal característica de uma redação atraente é uma argumentação bem construída, o que depende especificamente da forma com que o indivíduo escreve, transmite informações e defende os seus pontos de vista. Por meio da leitura, pode-se construir um arsenal de termos, frases, figuras de linguagem e exemplos que enriquecem a construção textual.

Sejam os gêneros fictícios ou os livros científicos, a leitura é importante para fortalecer o vocabulário, trabalhar a aprendizagem, desenvolver a memória, estimular a imaginação, enriquecer a gramática e ampliar a visão de mundo do leitor. Dessa maneira, pode auxiliar a longo prazo na organização das ideias, dissertação sobre diferentes perspectivas e criação de justificativas bem elaboradas.

continua depois da publicidade

2) Crie uma linha de argumentos

Mais do que jogar suas ideias no texto e defendê-las arduamente, é necessário que os argumentos estejam conectados e criem uma linha de pensamento contínua. Organize as suas opiniões e crie uma conexão entre elas com base nas informações que você possui, sempre pesquisando novos dados, citações de autoridade, referências culturais e até mesmo o senso comum para fortalecer a defesa.

Lembre-se que os argumentos devem refletir a sua opinião, e não o que todos estão pensando. Quanto mais individual for a argumentação, trazendo perspectivas distintas e inovadoras, mais enriquecedor será o seu texto. Se preferir, liste quais são as perspectivas mais comuns sobre o assunto e force sua mente para ir além do que todos estão falando.

3) Considere o gênero e a estrutura do texto

Antes de colocar a caneta no papel e começar a escrita, fique atento ao gênero e à estrutura do texto que está produzindo. Em algumas provas, a redação dissertativo argumentativa é substituída por ensaios e artigos de opinião, por isso é importante dominar as características de cada um e praticar para não ser pego de surpresa na hora de produzir.

continua depois da publicidade

Por meio dessas informações, você pode estruturar o rascunho do seu texto, organizando os argumentos, informações e dados apresentados, pensando em uma conclusão convincente e concisa, e em como aproveitar o espaço da introdução para desenvolver bem o tema. Posteriormente, a escrita da redação definitiva será bem mais fácil.

4) Tenha informações confiáveis

Acessar jornais, ler artigos científicos, visitar portais de pesquisa na internet e práticas semelhantes pode te auxiliar a criar um arcabouço de informações e dados para escrever a sua redação. Ler relatórios, apresentações ou gráficos pode ser ainda mais fácil, pois os resultados estão organizados de maneira resumida e tratada.

Não adianta encher o seu texto de estatísticas e números se você não entende o que eles significam e como se relacionam com os seus argumentos. É importante utilizar esse recurso de forma inteligente, considerando o espaço disponível e os objetivos de  adotar cada uma dessas informações. Opte por fontes confiáveis, como órgãos públicos e institutos de pesquisa reconhecidos publicamente.

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade