Você já se perguntou o que é levado em consideração na hora de definir que um lugar é mais adequado do que o outro para se morar? Além da tão sonhada qualidade de vida, a Organização das Nações Unidas (ONU) adota o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) como a principal referência para essa importante análise.
Se você está em busca de um lugar que ofereça mais segurança, melhor infraestrutura, acesso à educação, serviço de saúde eficiente, maiores possibilidades de emprego e condições para se alcançar uma maior longevidade, esta matéria vai te apresentar as 10 melhores cidades do Brasil para morar, segundo a ONU.
Continue a leitura até o fim para conhecer as cidades que possuem o maior Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de todo o Brasil, conforme ranking de 2010, elaborado pelo Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil (Pnud Brasil, Ipea e FJP). Para tanto, foram analisados dados do IBGE (dos Censos 1991, 2000 e 2010) e de registros administrativos.
A partir dessa lista, confira qual cidade é a mais viável de se morar e comece a cogitar a possibilidade de se mudar para lá. Afinal de contas, residir em um município que ofereça uma condição de vida bem próxima daquela considerada ideal é sempre uma opção sensata, não é verdade? Confira o ranking.
Melhores cidades do Brasil para morar
1) São Caetano do Sul (SP)
São Caetano do Sul figura o primeiríssimo lugar no ranking das melhores cidades para morar no Brasil. Essa cidade do ABC paulista tem expectativa de vida de 78,2 anos e IDH de 0,862. Além da sua boa infraestrutura, os moradores desse município também têm acesso à educação de qualidade, segurança pública e serviços de saúde eficientes, várias opções de lazer e muita tranquilidade. Agora é só escolher o lugar e boa sorte.
2) Águas de São Pedro (SP)
Essa pequena cidade do interior do estado de São Paulo possui uma expectativa de vida de 78,3 anos e IDH de 0,854. Os seus moradores desfrutam de muita qualidade de vida, bem-estar, segurança pública eficiente, boa infraestrutura e baixos índices de criminalidade. Procura um lugar tranquilo para morar, sem aquela agitação e estresse dos grandes centros urbanos? Esse lugar é perfeito.
3) Florianópolis (SC)
Expectativa de vida de 77,3 anos, IDH de 0,847, invejável infraestrutura, praias paradisíacas, educação de alto nível, segurança eficiente, serviços de saúde de qualidade e baixo nível de desemprego. Tudo isso e mais um pouco é oferecido pela linda cidade de Florianópolis. Os moradores da capital catarinense são considerados uns dos mais satisfeitos com a cidade que residem, em todos os sentidos, segundo a ONU.
4) Melhores cidades do Brasil para morar: Balneário Camboriú (SC)
Pensou em melhores cidades do Brasil para morar? Esse belíssimo município catarinense possui uma expectativa de vida de 78,6 anos e IDH de 0,845, além de uma moderna infraestrutura que se assemelha a países de primeiro mundo. Ademais, os serviços públicos funcionam em sua totalidade. Segurança e educação dão um show à parte, sendo dignos de elogios.
5) Vitória (ES)
Com uma expectativa de vida de 76,2 anos e IDH de 0,845, a capital do estado do Espírito Santo não poderia deixar de estar no ranking da ONU. Além das suas belas praias, Vitória também oferece educação de qualidade e muita competência em todos os serviços públicos, em especial na segurança. Não é à toa que essa cidade tem um dos menores índices de criminalidade do país.
6) Santos (SP)
Se você sempre sonhou em morar em uma cidade litorânea, que tenha uma expectativa de vida de 76,1 anos e IDH de 0,840, além de outros atrativos que fazem os seus moradores se orgulhar, Santos pode ser uma excelente opção. A prefeitura desse município paulista faz questão de investir na qualidade de vida dos habitantes e oferece serviços públicos eficientes, segurança e diversas opções de lazer para todos.
7) Niterói (RJ)
Com uma expectativa de vida de 76,2 anos e IDH de 0,837, a cidade fluminense de Niterói se destaca pela excelente qualidade de vida oferecida aos seus moradores. Com uma infraestrutura bem planejada e serviços públicos que funcionam, além de um ensino eficiente, essa bela cidade carioca não poderia deixar de estar no ranking da ONU.
8) Melhores cidades do Brasil para morar: Joaçaba (SC)
Essa cidade, localizada no interior de Santa Catarina, possui uma expectativa de vida de 78,4 anos e IDH de 0,827. Infraestrutura, ensino de qualidade e serviços públicos eficientes fazem parte da rotina dos moradores desse pacato município. Se você procura sossego e segurança, dentre outras benesses, essa pode ser uma boa escolha.
9) Brasília (DF)
Outra das melhores cidades do Brasil para morar. A capital brasileira, fundada em 1960, possui uma expectativa de vida de 77,3 anos e IDH de 0,824. Brasília também oferece uma infraestrutura de primeiro mundo, serviços básicos que funcionam e muita qualidade de vida. O índice de desemprego é um dos menores do país e a renda mensal por habitante é acima da média nacional.
10) Curitiba (PR)
Educação de altíssima qualidade, expectativa de vida de 76,3 anos e IDH de 0,823. Os moradores da fria capital paranaense não devem ter muito do que reclamar. Os investimentos do governo municipal fazem com que todos os serviços públicos funcionem com a máxima eficiência e permitem que a cidade tenha uma excelente infraestrutura.