Ter uma vida longa e saudável é um desejo comum a muitas pessoas ao redor do mundo. Ainda que o envelhecimento seja inevitável, certas nações têm se destacado como ‘países onde as pessoas vivem mais’.
Em suma, a expectativa de vida é um indicador que avalia a média de anos que uma pessoa pode esperar viver a partir do seu nascimento. Em seu cálculo, são considerados diversos fatores, como a taxa de mortalidade, o acesso a cuidados de saúde, a qualidade dos serviços de saúde, o estilo de vida da população e fatores socioeconômicos.
Dados demográficos, estatísticas vitais, pesquisas e relatórios governamentais são algumas das fontes utilizadas para obter informações sobre a expectativa de vida em diferentes países.
Além disso, entidades como a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) coletam e analisam regularmente estes dados para fornecer informações sobre a esperança de vida e outros indicadores de saúde. Com base nisso, veja os países que saem na frente quando o assunto é longevidade.
5 países em que as pessoas vivem mais
1. Mônaco – expectativa de vida 89,68 anos
Conhecido por ser um dos principados mais ricos e glamorosos do mundo, Mônaco também se destaca por sua alta expectativa de vida. Com serviços de saúde de qualidade e um alto padrão de vida, os monaquenses vivem, em média, mais de 89 anos.
O acesso facilitado a cuidados médicos de excelência e a uma infraestrutura de bem-estar contribuem para que a população desfrute de uma vida longa e saudável, neste país.
2. Hong Kong – expectativa de vida: 85,12 anos
De acordo com a estimativa mencionada acima, Hong Kong figura no segundo lugar do ranking, com uma expectativa de vida de 88 anos para homens e 85 anos para mulheres, aproximando-se da idade em que a maioria das pessoas entra na velhice.
Hong Kong é uma região conhecida por seu clima subtropical, contínua expansão econômica e qualidade de vida. Esses fatores contribuem para uma baixa taxa de mortalidade entre sua população.
Os jovens neste país recebem uma educação de qualidade, sendo ensinados sobre economia, oportunidades de emprego e a importância de uma formação sólida. Isso os prepara para encarar a vida adulta com uma perspectiva bem fundamentada.
3. Singapura – expectativa de vida: 84,3 anos
A pequena nação insular de Singapura é conhecida por sua eficiência e padrão de vida elevado. Com um sistema de saúde de alta qualidade e uma abordagem proativa para a promoção da saúde, os cidadãos de Singapura têm uma expectativa de vida superior a 84 anos.
Além disso, o governo investe em programas de prevenção de doenças e educação para uma alimentação saudável, além de fornecer acesso a serviços médicos avançados.
4. Liechtenstein – expectativa de vida: 84,95 anos
Liechtenstein, um pequeno país europeu, apresenta uma expectativa de vida média de 84,95 anos, com os homens vivendo, em média, 83,16 anos e as mulheres alcançando os 86,23 anos.
A qualidade de vida local é elevada, sendo considerado um país de renda alta. Além disso, é interessante ressaltar que Liechtenstein é o país menos visitado da Europa.
Contribuindo para a longevidade dos seus habitantes, a nação oferece assistência médica gratuita aos residentes, o que desempenha um papel importante na promoção da saúde e bem-estar da população.
5. Japão – expectativa de vida: 83,91 anos
A Terra do Sol Nascente também é considerada um dos países onde as pessoas vivem mais. Os japoneses têm uma das maiores expectativas de vida do mundo, em média, ultrapassando os 80 anos.
Uma dieta rica em alimentos saudáveis, como peixe, arroz, legumes e chá verde, juntamente com um estilo de vida ativo, contribuem para a longevidade deste povo.
Além disso, a cultura japonesa valoriza a prática de atividades físicas, como caminhadas e exercícios ao ar livre, promovendo um estilo de vida equilibrado e saudável.
E o Brasil?
O Brasil infelizmente não aparece no ranking. Com uma população de 214 milhões de habitantes em 2023, de acordo com a ONU, a expectativa de vida passou por uma transformação ao longo dos anos em nosso país.
Em 1950, era de apenas 48,1 anos, porém, em 2019, havia aumentado para 75,3 anos. Em 2021, houve uma queda para 72,8 anos, mas em 2023 registrou-se um novo aumento para 76,2 anos. As projeções indicam que até o ano de 2100, a expectativa de vida no Brasil poderá atingir 88,2 anos.