Quis ou quiz: qual a diferença e quando usar cada termo?

Quis e quiz são palavras que são separadas apenas por uma letra. Saiba qual a diferença e quando usar cada termo.

A Língua Portuguesa possui mais de 400 mil palavras em seu vocabulário. Com uma lista quilométrica, encontrar uma que seja parecido com outra é comum. Termos que estão, muitas vezes, separados por uma única letra podem causar uma verdadeira dor de cabeça nos falantes do idioma. Um exemplo é a confusão feita entre “quis” e “quiz”: qual seria a diferença e quando utilizar cada um?

continua depois da publicidade

Apesar de estarem diferenciados apenas pelas letras “s” e “z”, “quis” e “quiz” são palavras que possuem significados completamente diferentes. Para entender mais sobre o assunto, confira abaixo qual a diferença entre ambas e não cometa mais o mesmo erro quando precisar empregá-las.

Quis ou quiz: qual a diferença?

Leia também

Os termos “quis” e “quiz” são parônimos e quase homógrafos, ou seja, são escritos de forma praticamente idêntica, mas possuem significados distintos. Quanto ao fato de serem consideradas quase homógrafas, ambas deixam de se caracterizar como homógrafas heterofônicas por pouco: um fenômeno de palavras iguais na escrita, mas diferentes na pronúncia.

Quis

“Quis” é a forma conjugada do verbo querer no pretérito perfeito do indicativo, podendo estar na 1ª ou 3ª pessoa do singular. O verbo “querer” se refere especialmente a uma intenção, vontade ou desejo de algo. Ele é extremamente utilizado pelos falantes da língua e possui uma grande variedade de significados, como desejar, pretender, ansiar, exigir, ordenar, necessitar, estimar, preferir, consentir e mais.

continua depois da publicidade

No português, apenas verbos que possuem “z” em sua forma infinitiva devem ser conjugados com “z”. Esse é o caso de “dizer” (diz), “trazer” (traz) e “fazer” (fiz). Já “querer” e “pôr” formam “quis” e “pus”, termos que não devem jamais levar o “z”.

Confira alguns exemplos de como usar quis abaixo:

  • Eu não quis ficar e ouvir mais daquela conversa.
  • Eu quis comprar pão mais cedo para o café, mas a padaria havia fechado.
  • Meu pai não quis ouvir minhas explicações.

Quiz

Já “quiz” é um substantivo masculino e um termo de origem inglesa, indicando um teste rápido, oral ou escrito, ou conjunto de perguntas que busca avaliar os conhecimentos de quem as está respondendo. Esta palavra possui como plural “quizzes” e se pronuncia “kwiz”.

continua depois da publicidade

Normalmente, o “quiz” é visto como uma espécie de jogo com perguntas de múltipla escolha. Confira alguns exemplos abaixo:

  • A gincana terá um quiz com perguntas temáticas sobre a história da faculdade.
  • Quem responder o quiz no site primeiro pode ganhar um brinde.
  • Eu faço quizzes para diversos sites.

Palavras parônimas

As palavras parônimas, como informado anteriormente, são aquelas que se assemelham em grafia, mas não são idênticas e possuem significados distintos. Confira alguns termos parônimos comuns abaixo:

  • Babador e babadouro: babador é o agente que baba. Babadouro é o local onde se baba;
  • Bimensal e bimestral: bimensal é algo que ocorre duas vezes no mesmo mês. Bimestral é algo que ocorre a cada dois meses;
  • Caçar e cassar: caçar significa apanhar ou matar animais. Cassar significa anular, tornar sem efeito;
  • Câmara e câmera: câmara é recinto fechado, como uma assembleia legislativa. Câmera é o aparelho óptico para tirar fotos;
  • Cela e sela: cela é um pequeno quarto, como os aposentos de freiras, frades e presidiários. Sela é o arreio de cavalgadura;
  • Cerração e serração: cerração é o nevoeiro ou neblina. Serração é o ato de serrar ou cortar.
Leia também

Concursos em sua
cidade