Você sabia que a Organização das Nações Unidas (ONU) abre diversas portas para os profissionais mais qualificados de diversas áreas? Se você sempre quis trabalhar na ONU, ter uma melhor compreensão das exigências de cada uma delas pode facilitar o seu processo de admissão.
Elaboramos essa matéria que vai te apresentar as nove possíveis áreas de trabalho dentro desta respeitada organização.
Se o seu sonho sempre foi trabalhar na ONU, acompanhe-nos até o fim da leitura e aumente as chances de transformá-lo em realidade. Confira.
Áreas para trabalhar na ONU
1. Rede de Gestão e Administração
Na Rede de Gestão e Administração (representada pela sigla em inglês MAGNET) estão os profissionais responsáveis pela administração eficiente dos recursos humanos e financeiros da ONU, além da investigação, auditoria, ética e apoio administrativo.
Se você é graduado em Administração de Empresas, Economia, Serviço Social, Psicologia, Direito ou áreas afins, pode encontrar possibilidades de trabalho nesta organização.
2. Rede Econômica, Social e de Desenvolvimento
Se você sempre quis trabalhar na ONU, essa área merece destaque. A DEVNET (sigla em inglês) é a responsável pela promoção do crescimento sustentável, em especial, dos países emergentes, além de ser o centro das iniciativas socioeconômicas das Nações Unidas, focando em assuntos de interesse populacional.
Quem é formado no curso de Economia, Estatística, Matemática, Ciências Sociais e Administração de Empresas, dentre outros, pode ter a chance de impactar positivamente milhões de vidas ao redor do globo.
3. Rede Política, de Paz e Humanitária
O objetivo da POLNET (sigla em inglês) é construir um mundo mais pacífico para todos os seus habitantes.
O foco desta rede é a análise dos cenários políticos dos países desenvolvidos e descobrir como essas nações podem contribuir com a promoção da paz em todo o mundo.
Se você é graduado em Ciências Políticas, Relações Internacionais, Direito, Economia ou Administração Pública, pode ter oportunidades de atuar dentro desta conceituada organização, participando ativamente na resolução de conflitos e defesa dos direitos fundamentais.
4. Rede de Informação e Tecnologias de Comunicação
O foco principal da ITECNET (sigla em inglês) é a inovação para uma comunicação global eficiente e segura.
Essa rede é a responsável pela implementação de diversos tipos de tecnologias de última geração em todas as operações da ONU.
Quem é graduado no curso de Tecnologia da Informação (TI), Engenharia Eletrônica, Análise de Sistema e áreas correlatas, pode encontrar oportunidades de contribuir para o funcionamento eficaz da organização em escala mundial.
5. Rede Jurídica
Se você sempre quis trabalhar na ONU e tem graduação em Direito, essa rede oferece uma oportunidade de ouro para turbinar a carreira.
A LEGALNET (sigla em inglês) fornece suporte jurídico completo para o funcionamento da organização, abrangendo desde assuntos constitucionais até a elaboração de tratados ou convenções internacionais.
Advogados especialistas em Direito Internacional desempenham um papel fundamental na garantia do cumprimento das leis em nível global.
6. Rede de Informação Pública e Gestão de Conferências
O objetivo da rede INFONET (sigla em inglês) é divulgar a missão das Nações Unidas para os países de todo o mundo usando tecnologia de ponta de longo alcance, bem como as redes sociais.
Quem é formado em Jornalismo, Comunicação Social ou Relações Internacionais, pode encontrar excelentes oportunidades para promover uma maior compreensão do trabalho da ONU.
7. Rede de Segurança Interna e Proteção
Sempre sonhou em trabalhar na ONU? A rede SAFETYNET (sigla em inglês) é a responsável por garantir a segurança patrimonial e de todos os colaboradores da organização.
Se você tem experiência em atividades do Serviço Militar ou já atuou em cargos da área de Segurança Pública, pode se arriscar.
8. Rede de Logística, Transporte e Cadeias de Abastecimento
A função da LOGNET (sigla em inglês) é manter o fluxo adequado de suprimentos para as operações globais realizadas pela ONU, além de promover uma gestão eficiente das operações logísticas.
Todas essas atividades são essenciais para o sucesso das missões da Organização das Nações Unidas em todo o mundo.
Profissionais com experiência ou formação nas áreas de Negócios, Arquitetura, Engenharia, Transportes, Aviação, Gestão de Segurança e Controle de Tráfego Aéreo, têm um papel vital a desempenhar.
9. Rede Científica
Se trabalhar na ONU está nos seus planos futuros, a rede SCINET (sigla em inglês) tem o seu foco nos serviços relacionados à área da Medicina, Ciências Naturais e Meteorologia.
Profissionais que são graduados em Enfermagem, Medicina, Psicologia, Serviço Social e Sociologia, podem aplicar o seu conhecimento em prol do bem-estar da população global.
Seja qual for sua área de formação, trabalhar na ONU pode oferecer oportunidades únicas para o profissional contribuir para um mundo mais justo, pacífico e sustentável.