Se você tem interesse em atuar na área de Recursos Humanos em uma grande empresa, existem algumas profissões que podem ser promissoras e rentáveis, dependendo do seu nível de experiência e habilidades.
Selecionamos sete carreiras para quem sonha em trabalhar com RH. Acompanhe a leitura até o final e conheça as profissões que podem oferecer reconhecimento e prestígio dentro do cenário organizacional.
Profissões para quem sonha em trabalhar com RH
1. Assistente de Recursos Humanos
Este profissional é considerado o braço direito do setor de RH de qualquer empresa. Ele desempenha um papel importante em todas as atividades relacionadas à gestão do capital humano, além de oferecer suporte durante o processo seletivo para novas contratações.
O Assistente de Recursos Humanos também precisa garantir uma interação harmoniosa entre os funcionários e a empresa, além de promover o desenvolvimento das equipes de todos os setores, por meio de estratégias eficientes.
2. Gerente de Recursos Humanos
O Gerente de Recursos Humanos é responsável pela gestão eficiente do departamento de RH de uma organização.
Ele está diretamente envolvido com o processo de recrutamento e seleção, assessoramento à diretoria, desenvolvimento de equipes, gestão de orçamentos da área e com a liderança estratégica.
Se você acredita que tem o perfil ideal para ocupar esse cargo e está disposto a estudar bastante para isso, pode se arriscar sem medo. Dependendo das suas habilidades, é possível conquistar um bom emprego em uma organização de grande porte.
3. Business Partner
Outra carreira promissora para quem sonha em trabalhar com RH. O Business Partner é um especialista em Recursos Humanos que possui amplos conhecimentos sobre os diversos aspectos que permeiam esta área.
Além de lidar com as práticas convencionais, como admissão, demissão, treinamento e seleção de novos talentos, esse profissional também atua como consultor interno, facilitando a integração entre o departamento de RH e outras áreas da empresa, incluindo a alta administração.
4. Tech Recruiter
Este profissional é considerado o especialista em tecnologia do setor de Recursos Humanos. Ele tem a missão de recrutar talentos na área de tecnologia que atendam às necessidades específicas da empresa.
Com sua extensa rede de contatos e expertise no ramo, o Tech Recruiter precisa identificar e selecionar os melhores talentos para empresas da área de Tecnologia, Finanças, startups e instituições diversas. Tem afinidade com este cargo? Pode investir nele.
5. Analista de Diversidade e Inclusão
Para quem sonha em trabalhar com RH, essa função também deve ser considerada.
O Analista de Diversidade e Inclusão é o profissional responsável por promover políticas e práticas que fomentem um ambiente de trabalho cada vez mais diversificado e inclusivo, dentro das empresas.
Desde a revisão periódica das políticas de recrutamento até a análise da cultura organizacional, esse profissional precisa identificar e superar os obstáculos relacionados à diversidade e inclusão social.
6. Especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional
Este profissional tem a responsabilidade de impulsionar a carreira dos colaboradores dentro da empresa, bem como alavancar os negócios como um todo.
Suas atividades abrangem uma série de práticas estratégicas direcionadas para o desenvolvimento pessoal e profissional dos membros da equipe, além de contribuir para o aprimoramento da cultura organizacional.
A implementação de programas de desenvolvimento, realização de avaliações de desempenho e feedback, prestação de consultoria interna e promoção da gestão do conhecimento, são atividades que fazem parte da rotina deste profissional.
7. Analista de Treinamento e Desenvolvimento
A última das profissões para quem deseja trabalhar com RH. O Analista de Treinamento e Desenvolvimento é o responsável por planejar, desenvolver e implementar programas de treinamento para os colaboradores de uma organização.
Ele precisa identificar eventuais necessidades de treinamento, elaborar materiais didáticos, conduzir as sessões, avaliar os resultados obtidos e propor melhorias nos processos de desenvolvimento de pessoal.
Este profissional também pode estar envolvido na elaboração de políticas de desenvolvimento de carreira e programas de capacitação, de acordo com os objetivos ou demandas da empresa.
Se você acredita que tem o perfil para exercer esse cargo, pode investir nesta carreira e obter sucesso.