Se você já teve que lidar com um celular encharcado, certamente já cogitou a possibilidade de colocá-lo no arroz, seguindo um popular mito. No entanto, para quem deseja retirar água do iPhone, essa pode não ser a melhor opção.
Seja após uma chuva, uma queda na piscina ou dentro de uma banheira, a solução mais comum sugerida na internet ou por pessoas próximas é simplesmente submergir o aparelho em um recipiente cheio de arroz.
Afinal, o arroz seco, conhecido por sua capacidade de absorver umidade, resolveria o problema facilmente, certo? De acordo com a Apple, essa não é uma opção a ser considerada.
Para entender melhor sobre o assunto e aprender como tirar água do iPhone, continue lendo e descubra por que colocá-lo no arroz não é uma boa ideia.
Quer tirar água do iPhone? Veja por que você não deve considerar colocá-lo no arroz
Desde a invenção dos celulares, derrubá-los na água tornou-se um acidente comum.
E, mesmo que aparelhos como o iPhone sejam mais resistentes a problemas com líquidos, ainda existem situações em que eles ficam tão molhados que alertas surgem na tela.
Por anos, um saco de arroz parecia ser a solução para evitar a perda do aparelho. A ideia geral era que o arroz seria capaz de absorver a água do celular antes que ela atingisse o interior do dispositivo.
Contudo, técnicos têm tentado explicar há anos que isso não passa de um mito. O arroz não seca o celular mais rápido e pode até mesmo atrasar o processo, tornando o aparelho mais suscetível a danos maiores.
Além disso, um documento de suporte da Apple publicado recentemente faz ainda mais alertas para que as pessoas parem de colocar seus iPhones em recipientes cheios de arroz.
Segundo os técnicos, essa prática pode piorar a situação, pois as partículas do grão podem entrar no celular e danificar o iPhone.
Alternativas mais seguras
Mas então, se o arroz pode danificar o aparelho em vez de solucionar o problema, o que fazer caso o celular fique encharcado?
Com base nas informações da Apple, seguem os passos sugeridos:
- Bata suavemente o iPhone contra a sua mão com a entrada do carregador voltada para baixo para remover o excesso de líquido. Deixe o celular em um local seco com circulação de ar;
- Após pelo menos 30 minutos, tente carregar o aparelho com um cabo USB, uma versão Lightning ou qualquer outro acessório;
- Se o alerta de iPhone molhado aparecer novamente, isso significa que ainda há líquido no conector ou embaixo dos pinos do cabo;
- Deixe o iPhone em uma área seca com circulação de ar por pelo menos um dia. Você pode tentar carregá-lo ou conectar algum acessório ao longo desse período;
- Lembre-se de que pode levar pelo menos 24 horas para o aparelho secar completamente. Se isso ocorrer e ele ainda não estiver carregando, retire o cabo do adaptador e tente novamente.
Além do arroz, a Apple não recomenda tentar secar o iPhone com fontes de calor ou ar comprimido, nem inserir objetos estranhos, como cotonetes ou papel.