A conta de luz está cara e você quer economizar energia? Que tal começar tirando aparelhos da tomada? É que alguns equipamentos eletrônicos, mesmo após desligados, eles consomem energia. Isso ocorre porque quando não estão sendo usados de forma direta, ou seja, quando estão em stand by, eles mantêm aquela luz vermelha ou amarela acesa. Isso significa que ali continua a passar corrente elétrica, consumindo energia, mesmo que pouco.
Sabendo disso, o Concursos no Brasil preparou uma lista com 5 aparelhos que consomem energia mesmo que desligados e que, portanto, devem ser tirados da tomada. Confira, a seguir.
5 aparelhos que devem ser tirados da tomada
1. Televisão
Um dos aparelhos que deve ser tirado da tomada para economizar energia é a televisão. Quando em modo de stand-by, uma TV de 20 polegadas, por exemplo, consome 4,30kWh de energia por mês. É o que informa a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Lembrando que o consumo será maior, caso o monitor seja maior.
2. Micro-ondas
Quando não estamos usando o micro-ondas, mas ele continua plugado na tomada, o seu timer fica ligado, além de sua luzinha. Segundo a Aneel, quando está em stand-by, o aparelho consome 13,5kWh de energia por mês.
3. Notebook
Caso você esteja querendo economizar energia, então deve também tirar o notebook da tomada após usá-lo. Assim como os outros aparelhos, ele continua a consumir energia mesmo quando não estão sendo usados de forma direta, mas estão puglados na tomada.
4. Computador
O computador é outro aparelho que não deve ficar plugado na tomada se você quer economizar energia. Quando fica com o vídeo ligado, ele pode consumir cerca de 0,12 kWh.
5. Aparelho de som
O aparelho de som é um dos equipamentos que mais consomem energia elétrica, mesmo quando não estão sendo usados. De acordo com a Aneel, um mini system, por exemplo, pode consumir uma média de 3,6kWh de energia quando está em stand-by. Por isso, tire-o da tomada após o seu uso.
Outras formas de economizar energia
Além de tirar aparelhos da tomada, outras práticas podem ser adotadas no dia a dia para economizar energia elétrica. Uma delas é o uso ao máximo da iluminação natural para reduzir a necessidade de ligar as luzes artificiais.
Outra prática é trocar as lâmpadas dos cômodos caso você ainda use as incandescentes, pois elas apresentam um nível de consumo de energia elevado. A troca pode ser feita pelas lâmpadas de LED que são 80% mais econômicas que as incandescentes e consomem 30% menos energia em relação às fluorescentes.
Para você que está querendo economizar energia elétrica, atente-se ao chuveiro elétrico, o aparelho que apresenta um maior consumo. Dê preferência a chuveiros com Selo Procel A, mantenha o aparelho sempre limpo, verifique com frequência a fiação e, claro, reduza o tempo do banho.
Outra prática que pode ser adotada é limpar o ar-condicionado regularmente, de preferência a cada seis meses. Isso porque, quando a saída de ar está com sujeira, o ar refrigerado não sai com facilidade, exigindo que o temporizador seja acionado mais vezes. Por consequência, há um maior consumo de energia.
Como ar-condicionado é um dos aparelhos que mais gastam energia, há ainda outros cuidados a serem adotados. Quando estiver usando o equipamento, sempre feche as janelas e as portas. Além disso, não o instale em ambientes que incidam a luz solar com frequência. Na hora de escolher um, opte por aquele que tenha potência adequada ao tamanho do ambiente.
Se você tem máquina de lavar em casa, evite usar o aparelho para lavar somente uma quantidade pequena de roupa. Para economizar energia elétrica, a dica é juntar o maior número de roupas possível para usar o equipamento com menos frequência. Outra dica é manter limpo o filtro da máquina.