Quer construir sua carreira em finanças? Confira 7 profissões na área

Fique ligado nas principais profissões da área de Finanças que costumam ter um alta empregabilidade e ser bem remuneradas.

Salários atrativos e perspectivas promissoras de progresso na carreira fazem das profissões da área de Finanças uma opção interessante.

continua depois da publicidade

Por essa razão, os profissionais que se dedicam a esse ramo podem se deparar com uma ampla gama de oportunidades no mercado de trabalho. 

Essa matéria selecionou sete profissões da área de Finanças que podem ser promissoras e não correm o risco de se tornarem obsoletas. Se você se identifica com esse ramo e está pensando em atuar nele, acompanhe-nos até o fim da leitura. 

Profissões da área de Finanças

Leia também

1. Bancário

Esse profissional tem a missão de atender clientes para fornecer serviços bancários básicos; promover e vender produtos, como empréstimos, cartões de crédito, seguros e investimentos. 

continua depois da publicidade

Ele também executa transações financeiras, como transferências eletrônicas, pagamentos de contas e compensação de cheques. 

Os bancos (públicos e privados) são os principais contratantes. Quem acha que tem o perfil ideal para se tornar um Bancário, pode investir nesta carreira sem medo. 

2. Gestor de Investimentos

As principais responsabilidades desse profissional da área de Finanças são: gerenciar carteiras de investimento de clientes, realizar análises financeiras e de mercado para identificar oportunidades de novos investimentos.

O Gestor de Investimentos também precisa se manter atualizado sobre possíveis tendências, além de ajustar as estratégias mais usadas para maximizar a rentabilidade de uma organização.  

continua depois da publicidade

O mercado de trabalho costuma ser bastante amplo. É possível conseguir emprego em empresas de Tecnologia, startups e instituições financeiras. 

3. Analista de Crédito

O Analista de Crédito é o profissional responsável por avaliar a capacidade de crédito de clientes ou empresas solicitantes de empréstimos. Ele também analisa documentos financeiros e relatórios de crédito, para determinar o risco de inadimplência futura. 

Se você sempre quis exercer essa função, é possível conseguir uma vaga de trabalho em cooperativas de crédito, startups, bancos e empresas da área de Finanças. 

4. Economista

O Economista tem a função de realizar pesquisas e análises sobre questões específicas, como crescimento econômico, inflação, desemprego, políticas fiscais e monetárias, entre outros.

continua depois da publicidade

Esse profissional também prepara relatórios, apresentações e previsões econômicas que servirão como base para decisões de negócios e estratégias de investimento das organizações. 

Se você está pensando em se graduar em Economia, é possível conseguir emprego em multinacionais da área de Finanças, bancos digitais, órgãos públicos (mediante aprovação em um concurso) e até em empresas do ramo de Tecnologia. 

5. Analista Financeiro

As principais atividades desse profissional são: realizar análises financeiras de empresas, incluindo avaliação de desempenho, projeções de fluxo de caixa, de investimentos e avaliação de riscos futuros.

Ele também elabora relatórios e auxilia na tomada de decisões financeiras estratégicas, como fusões e aquisições, alocação de capital e tipos de financiamento.

Empresas do setor de Finanças, startups, bancos e cooperativas de crédito são as principais contratantes. Quem tem afinidade com essa função, pode investir nessa promissora carreira e se dar bem.  

6. Especialista em Finanças Corporativas

Assessorar empresas em questões relacionadas à estrutura de capital, captação de recursos, fusões e aquisições, avaliação de investimentos e gestão de riscos financeiros, são as principais responsabilidades de um Especialista em Finanças Corporativas. 

Esse profissional também precisa desenvolver estratégias inteligentes para maximizar o valor dos acionistas e otimizar a estrutura financeira de uma empresa. Se você gosta dessa área, pode conseguir um bom emprego em uma organização de grande porte. 

7. Contador

Esse profissional da área de Finanças precisa manter registros financeiros precisos e preparar demonstrativos, como balanços patrimoniais, relatórios mensais e fluxos de caixa das empresas, garantindo conformidade com os regulamentos contábeis e fiscais.

Além disso, o Contador também precisa fornecer análises financeiras e aconselhamento sobre questões contábeis ou tributárias, para auxiliar na tomada de decisões empresariais.

Se você quer se graduar nesta área, oportunidades de trabalho não vão faltar, dependendo das suas habilidades. Dá para abrir o seu próprio escritório ou trabalhar de carteira assinada em uma organização de médio/grande porte.