Atualmente, o LinkedIn é a maior rede social profissional disponível na internet. Neste sentido, é fundamental que os usuários mantenham seus perfis organizados, atualizados e atrativos para chamar a atenção de recrutadores, assim como de outros bons contatos que podem colaborar na carreira.
Porém, entre tantas funcionalidades, é comum que as pessoas se percam e não saibam como utilizar as ferramentas disponíveis. Sendo assim, o Concursos no Brasil organizou um guia com 5 dicas úteis para transformar e destacar o seu perfil, tornando-o mais do que um portfólio para alcançar a profissão dos sonhos. Confira a seguir:
5 dicas para chamar a atenção de recrutadores no LinkedIn
1) Tenha uma boa apresentação do perfil
As imagens são as informações que mais comunicam quem você é no LinkedIn, porque a foto de perfil e de capa são as primeiras a serem visualizadas por recrutadores e outros contatos. Sendo assim, busque criar impacto a partir dessas duas possibilidades, organizando-as esteticamente.
Para a foto de perfil, é fundamental ter um fundo que não roube a atenção de você mesmo. Neste sentido, é interessante evitar selfies informais ou fotos que você usaria em outras redes sociais, pois o LinkedIn tem função profissional como prioridade.
Desse modo, é interessante pensar em uma fotografia que demonstra personalidade e carisma, mas também profissionalismo, sem parecer uma 3×4 ou uma foto de balada.
Em relação à capa, pense nesse espaço como um produto para transmitir uma mensagem. Opte por frases chamativas, que sintetizem sua missão e objetivo profissional, ou a sua principal crença dentro daquela carreira.
2) Conte sua história
Mais do que conhecer o seu currículo, os recrutadores querem saber quem é você enquanto pessoa e enquanto profissional. Portanto, preencha a seção “Sobre” do seu perfil de modo a criar uma excelente primeira impressão, pois este é o espaço do seu resumo.
Neste momento, é interessante optar por palavras-chaves associadas à sua área de atuação, de conhecimento e habilidades.
3) Selecione um bom título profissional
Logo abaixo do seu nome, existe um campo para selecionar a profissão e área de atuação. Neste espaço, não é necessário informar o seu cargo atual formalmente, pois é possível usar palavras-chave para indicá-lo.
Desse modo, uma boa dica é de forma que seja tanto informativo quanto atrativo. Uma boa opção é colocar as suas áreas de atuação, tentando sintetizar as informações.
4) Informe a sua experiência profissional de maneira atrativa
Preencha o campo da experiência profissional de formas criativas, mas ainda assim profissionais e informativas. Ao invés de fazer como um currículo, elencando por tópicos, uma alternativa é contar um pouco sobre a empresa e sua trajetória.
Preze por ser honesto, e também trazer perspectivas sólidas e palpáveis sobre o que você construiu durante aquele período. Mais do que informar todas as pequenas experiências, selecione aquelas que possuem mais destaque, como eventos que organizou ou projetos que desenvolveu.
5) Adicione seções ao seu perfil
O LinkedIn oferece a possibilidade dos profissionais adicionarem seções relativas a trabalhos voluntários, cursos e certificações, idiomas e outras informações relevantes ao próprio perfil. Além disso, é possível organizar como esses dados serão expostos, tanto na parte textual quanto na ordem que irá aparecer aos visitantes.
Adicionar diferentes seções aumenta a chance do perfil obter mais visualizações, pois o algoritmo do LinkedIn valoriza usuários que utilizam bem a plataforma. Ademais, é uma forma de encontrar pessoas com os mesmos interesses, construindo uma rede mais sólida de referências e contatos.