As habilidades de autoconhecimento, gestão de emoções e comunicação eficiente tornaram-se uma necessidade crítica para os profissionais de hoje. Há muitas informações novas para processar todos os dias. Além disso, as exigências no mercado do trabalho nos obrigam a repensar a forma de agir, raciocinar e comunicar, especialmente se as interações não forem presenciais.
Assim, além do pensamento crítico e do autoquestionamento seria importante considerar uma habilidade que pode ser crucial para nos adaptarmos a uma realidade em que acabamos vivendo mais atrás de uma tela do que pessoalmente, ou seja, precisamos prestar atenção e conhecer os benefícios da inteligência emocional.
O que é inteligência emocional?
Até alguns anos atrás pensava-se que o QI (Quociente de Inteligência) era a única inteligência que determinava o sucesso de uma pessoa, mas aos poucos as empresas e organizações começaram a observar que existiam outras habilidades mais relacionadas à gestão de emoções e satisfação. Essa habilidade foi chamada de inteligência emocional.
Esse conceito foi popularizado na década de 1990 pelo psicólogo americano Daniel Goleman, e busca englobar diversas competências humanas fundamentais na hora de evoluir, tanto pessoal quanto profissionalmente.
Segundo Goleman, algumas atitudes e fatores que compõem a Inteligência Emocional estão diretamente relacionados com nosso desempenho e capacidade de liderança. Essas atitudes estão listadas abaixo.
4 atitudes relacionadas a inteligência emocional
1. Autoconsciência e Automotivação
Autoconsciência é a capacidade de observar suas emoções para reconhecer como você as sente, por que as sente e se conscientizar de como elas se expressam em seu corpo e mente.
Por outro lado, a capacidade de alcançar objetivos importantes em sua vida é conhecida como automotivação. Pessoas motivadas muitas vezes o fazem por um valor que vai além do dinheiro. Por exemplo, os trabalhadores gostam de ser valorizados pelo seu trabalho, pois isso os faz sentir que a empresa contribui para o seu desenvolvimento.
2. Autorregulação
Depois de localizar seus impulsos, você pode começar a controlá-los para não agir de acordo com eles. Com efeito, ao percebê-los você pode moldar suas reações para que eles o aproximem do caminho que você realmente deseja.
3. Habilidades sociais
Desenvolver a capacidade de interagir com outras pessoas inclui um conjunto de habilidades como: escuta ativa, comunicação verbal, comunicação não verbal, liderança, persuasão, resiliência e motivação.
4. Empatia
A empatia é a capacidade de compreender as emoções dos outros, tornando visível que todos têm sentimentos, medos, desejos, objetivos e problemas. Para ser mais empático, você deve permitir que as experiências deles se misturem com as suas e responder de maneira emocionalmente apropriada. Desse modo, gerar empatia com as pessoas ao seu redor o ajudará a desenvolver sua inteligência emocional.
Características da inteligência emocional
Atualmente está comprovado que as emoções estão intimamente relacionadas com a atividade cognitiva de cada pessoa, pelo que é possível geri-las através do autoconhecimento.
Desse modo, a inteligência emocional é considerada uma das competências essenciais para alcançar o sucesso na vida, pois com a gestão das emoções é possível tirar o máximo de aproveitamento das suas capacidades racionais, melhorar as relações com outras pessoas, aprofundar o seu autoconhecimento e manter-se motivado.
Nesse sentido, as principais características da inteligência emocional, essenciais em diversas áreas da vida, incluem:
- Saber identificar as próprias emoções;
- Entender seus próprios sentimentos e os dos outros;
- Estabilizar e gerir as emoções;
- Entender sua própria maneira de pensar e agir;
- Ouvir atentamente os outros;
Comunicar adequadamente o que deseja expressar; - Desenvolver uma maior empatia.
Como fortalecer a inteligência emocional?
Por fim, para desenvolver sua inteligência emocional você deve incorporar seus componentes em sua vida diária. Para isso, conte com exercícios que fortaleçam suas qualidades e habilidades, preste atenção ao desenvolvimento da automotivação, produtividade, compromisso consigo mesmo e com o que você faz no dia a dia. Além disso, você pode aprimorá-la das seguintes formas:
- Concentre-se nas coisas positivas;
- Fortaleça a escuta ativa e a empatia;
- Expresse os aspectos positivos;
- Defina metas alcançáveis e mantenha-se ativo e otimista;
- Tire um tempo para estar consigo mesmo.