Você sabe quantos tipos de nuvem existem, concurseiro? Não faz a mínima ideia? A disciplina Ciências da Natureza costuma ser cobrada em diversos certames pelo Brasil, por isso, estar com a resposta para essa pergunta na ponta da língua pode te garantir valiosos pontos nas provas.
continua depois da publicidade
Esta matéria vai te mostrar quantos tipos de nuvem existem. Nos dê o prazer da sua companhia até o fim da leitura para descobrir e aumentar as suas chances de aprovação. Confira.
Quantos tipos de nuvem existem?
Existem 10 tipos de nuvem na natureza, concurseiro. São eles:
- Cirrus: tratam-se de formações extremamente comuns na atmosfera terrestre e que têm um formato bastante alongado, além de uma coloração branca. Essas nuvens são de elevada altitude.
- Cirrocumulus: essas nuvens possuem coloração variada e costumam ser muito extensas. Elas sempre estão localizadas em grandes altitudes em nossa atmosfera.
- Cirrostratus: sabe aquelas formações nebulosas na atmosfera e que geralmente cobrem todo o céu ou boa parte dele, deixando o dia nublado? Essas nuvens são as responsáveis por esse fenômeno.
- Altocumulus: essas nuvens têm formato arredondado e apresentam uma grande quantidade de cristais de gelo em sua composição. Elas também são as responsáveis pela chuva de granizo.
- Altostratus: essas formações nebulosas cobrem boa parte do céu, o que pode dificultar a visibilidade dos astros, das estrelas, da lua e dos demais elementos celestes do universo, a olho nu.
- Stratus: costumam cobrir todo o céu com uma camada uniforme, sendo um forte indicativo de grandes precipitações pluviométricas.
- Stratocumulus: essas nuvens não indicam chuva e são compostas de corpos uniformes que possibilitam que os raios solares cheguem até a superfície terrestre.
- Nimbostratus: grandes nuvens que cobrem praticamente todo o céu. Elas costumam ter cor acinzentada e podem indicar que a chuva vem vindo em breve.
- Cumulus: esse formato de nuvem é um dos mais conhecidos. Ela se apresenta de maneira disposta e espaçada no céu, geralmente nas cores branca ou cinza.
- Cumulonimbus: essas nuvens são indicativos de fenômenos atmosféricos como chuva volumosa, raios, trovões, descargas elétricas e granizo.