Quantos batimentos o coração faz ao longo de uma vida?

Sendo um órgão considerado "oco" por dentro, ele está situado no centro do tórax. O coração, inclusive, possui dois lados e ambos contam com duas câmaras.

O coração é o órgão vital que mais foi representado em emojis e desenhos animados, ainda mais por estar “próximo” ao peito e ser extremamente importante para a nossa existência. Ele, junto aos vasos sanguíneos, formam o sistema cardiovascular.

continua depois da publicidade

O coração é responsável por bombear o sangue para os pulmões, por exemplo. Assim, o órgão recebe o oxigênio necessário para, logo em seguida, bombear o sangue ao restante do corpo humano.

Sendo um órgão considerado “oco” por dentro, ele está situado bem no centro do tórax. O coração, inclusive, possui dois lados e ambos contam com duas câmaras: átrio e ventrículo. Em média, o órgão registra cerca de 100.000 batimentos por dia no indivíduo.

Leia também

O ritmo médio é de 72 palpitações ao minuto. Geralmente, o coração de pessoas do sexo feminino bate até 8 vezes a mais do que os de sexo masculino. Sabia disso? Mas e os batimentos de um ciclo inteiro de vida? Conseguimos quantificar? É o que abordaremos na matéria de hoje.

continua depois da publicidade

Fique conosco e descubra a resposta no final da matéria. Lembrando que todo conhecimento valioso deve ser compartilhado, hein! Então, mande o link para familiares e amigos. Assim, todos ficam sabendo quanto, em média, o nosso coração bate até o final da vida.

Também temos outros conteúdos que podem afinar os seus aprendizados sobre o Brasil e o mundo. Nossa missão é de espalhar conhecimento de qualidade aos quatro cantos do país.

Quantas vezes o nosso coração bate até o final da vida?

Em termos gerais, o coração bombeia cerca de 85 gramas de sangue a cada batimento cardíaco. Isso corresponde a mais ou menos 8,9 mil litros por dia. Incrível, não é? O órgão, considerando a vida de apenas uma pessoa, palpita pelo menos 38 milhões de vezes por ano.

continua depois da publicidade

Isso ao considerar as batidas médias de 70/72 em 60 segundos. Agora, e durante uma vida inteira? Bem, nesse caso, a resposta pode ser surpreendente: o nosso coração pode registrar aproximadamente 2,5 bilhões de batimentos entre o início e o fim do ciclo de uma vida.

Só para se ter uma ideia: em cerca de 60 segundos, o órgão é responsável por bombear 5 litros de sangue em nosso corpo. Isso aumenta para 400 litros em aproximadamente 1 hora. Em geral, o coração faz dois movimentos específicos.

A sístole, que funciona como uma contração que distribui o sangue pelo corpo e, por fim, a diástole, que o momento em que o coração finalmente descansa.

Leia também

Concursos em sua
cidade