O espaço ainda é uma verdadeira fonte de curiosidade para muitas pessoas, visto que a imensidão escura que envolve o planeta pode nunca ser experienciada pela maior parte da população. Nesse sentido, apenas profissionais qualificados e com anos de estudo podem deixar o planeta para vivenciar leis desconhecidas para o ser humano, mas nesse caso, fica a dúvida: quanto tempo um astronauta pode ficar no espaço?
O comportamento do corpo humano no vácuo é muito diferente dele nas condições de vida ideais existentes na Terra. Da mesma forma, mesmo com todos os aparatos que garantem a segurança de um astronauta no espaço, viver nele ainda não é uma possibilidade. Para entender mais sobre o assunto, confira abaixo quais foram os registros oficiais daqueles que já visitaram o exterior do planeta.
Saiba quanto tempo um astronauta pode ficar no espaço
De acordo com a definição dos EUA, pelo menos 488 pessoas qualificadas já alcançaram o espaço. Até 2008, o homem que permaneceu por mais tempo no espaço foi Sergei Krikalev: ele teria passado ali 803 dias, 9 horas e 39 minutos, ou 2,2 anos. Porém, foi superado em setembro de 2015 pelo compatriota Gennady Padalka que, em sua quinta missão espacial, permaneceu por 879 dias em órbita.
Por outro lado, o verdadeiro recorde de estadia ininterrupta em ambiente especial é do russo Valeri V. Polyakov. Ele teria permanecido na estação espacial soviética MIR por 437 dias e 18 horas. No geral, o período absoluto que um astronauta pode permanecer no espaço ainda é desconhecido, mas os limites certamente vêm sendo superados cada vez mais.
Quanto tempo uma pessoa pode sobreviver no espaço sem traje especial?
A existência das estações espaciais e os trajes que todos os astronautas devem utilizar permite que sua estadia na imensidão externa à Terra seja agradável. Contudo, para uma pessoa sem um traje especial, a realidade pode ser bem diferente, visto que existe um conjunto de desafios e ambientes hostis que inviabilizam a vida humana sem apetrechos no espaço.
No geral, a resposta curta para essa pergunta é: pouco tempo. Em questão de 10 a 15 segundos, sem um traje, um indivíduo ficaria inconsciente por falta de oxigênio. A falta de pressão também pode causar outros problemas mortais, mas menos imediatos. Por exemplo, fluidos corporais como a saliva e as lágrimas ferveriam, e o corpo se expandiria: mesmo assim, a pele seria elástica o suficiente para lidar com a mudança de expressão.
De qualquer forma, na melhor das hipóteses, são poucos segundos que separam uma pessoa da vida e da morte. Afinal, no momento em que o oxigênio na corrente sanguínea se esgota, um indivíduo irá desmaiar.