Quanto tempo devo deixar a roupa de molho na água sanitária?

Apesar da água sanitária ser uma aliada para facilitar a lavagem, ela também pode prejudicar a experiência, caso o tempo de molho exceda o limite.

Nem sempre a máquina de lavar é capaz de retirar todas as manchas das roupas, especialmente as brancas que destoam mais do que o normal quando estão marcadas por algum tipo de sujeira. É aí que entra a grande aliada nos afazeres domésticos: a água sanitária.

O principal componente ativo no material é o hipoclorito de sódio, uma substância altamente oxidante. Essa característica torna a água sanitária eficaz na quebra de moléculas complexas de manchas, fazendo com que elas oxidem com mais facilidade do que outros produtos.

É assim que funciona: quando o material entra em contato com a mancha, ocorrem reações químicas que levam à quebra dos pigmentos responsáveis pela coloração da sujeira. O hipoclorito de sódio age como um agente de branqueamento, neutralizando os corantes presentes.

Consequentemente, isso torna a mancha mais suscetível à remoção durante o processo de lavagem. Mas, para o produto ser eficaz e não prejudicar o tecido, quanto tempo é necessário deixar as roupas de molho na água sanitária? Vamos discorrer sobre o assunto na matéria.

Leia também

Aproveite a visita e não deixe de explorar outros conteúdos com dicas que facilitam o seu dia a dia. Por exemplo, já explicamos quanto tempo você deve deixar o feijão de molho para retirar todos os componentes que causam o desconforto estomacal, bem como os gases.

Quanto tempo devo deixar as roupas de molho na água sanitária?

Apesar da água sanitária ser uma aliada para facilitar a lavagem, ela também pode prejudicar a experiência, caso o tempo de molho exceda o limite. O primeiro fator a ser considerado é o tipo de tecido e a cor da roupa. Peças delicadas, como seda e lã, podem ser danificadas.

Isso se o uso da água sanitária for excessivo. Da mesma forma, roupas coloridas podem desbotar se ficarem em contato prolongado com esse produto químico. Então, recomendamos que você sempre verifique as instruções de cuidado fornecidas pela etiqueta da própria roupa.

As informações servem como um norte para você evitar erros comuns no processo de lavagem. Além do mais, é necessário ponderar a quantidade de líquido a ser usado. Uma proporção segura, em média, é de uma xícara de água sanitária a cada cinco litros de água.

Essa diluição evita danos excessivos aos tecidos, enquanto ainda proporciona eficácia na desinfecção e remoção de manchas. Ou seja? Tudo, no final das contas, depende do tipo de tecido, coloração e intensidade da mancha, mas podemos definir uma média do tempo de molho.

Em casos mais brandos, como manchas fáceis de serem tiradas, você pode deixar a roupa com a água sanitária durante meia hora, mais ou menos. Agora, se o negócio for sério e a peça tiver resistência o suficiente, vale a pena deixar mais tempo do que isso.

Mas lembre-se de nunca estender o prazo para mais de duas horas. Além de comprometer a roupa, o odor do produto químico tende a ficar impregnado. Daí não será nada agradável usar essa roupa no dia a dia. Após o molho, lave normalmente em tanquinho ou na máquina.