Não há nada pior do que descobrir que o ovo não cozinhou direito e está um pouco cru, ou então que acabou passando do ponto ideal e ficou muito rígido para o consumo. Neste contexto, é importante saber quanto tempo demora para cozinhar o ovo perfeito, garantindo o sabor desejado e a consistência ideal para complementar a sua receita.
No geral, essa é a recomendação de chefs de cozinha e gastrônomos que aprenderam técnicas específicas para garantir que o ovo está no ponto necessário. Por conta da versatilidade do alimento, essa é uma das fontes de proteínas mais consumidas no mundo. Saiba mais informações a seguir e aprenda como cozinhar o ovo perfeito.
Como cozinhar o ovo perfeito?
Em primeiro lugar, é necessário avaliar qual é a consistência considerada ideal para você. Quem gosta de gema mole, recomenda-se deixar o ovo cozinhando por 5 a 6 minutos. Porém, a gema cremosa demanda 7 minutos e a gema mais firme demanda 10 minutos de cozimento. Contudo, o tempo de exposição ao fogo não é a única questão a ser considerada na hora de preparar o ovo perfeito.
Antes de mais nada, deve-se evitar dar um choque térmico no ovo, retirando-o da geladeira e colocando-o direto no fogo. Esse tipo de exposição pode causar rachaduras na casca, provocando uma bagunça na hora que começar a cozinhar. O recomendado é deixar o ovo exposto à temperatura ambiente por um tempo antes de levá-lo ao fogo.
Neste caso, pode-se deixar o ovo do lado de fora da geladeira ou imerso na água morna antes de acender o fogo, para gerar um equilíbrio térmico que não colocará a frágil estrutura do alimento em risco.
Experimente mergulhar o ovo com delicadeza na água fervente com a ajuda de uma colher, e abaixe o fogo logo em seguida. Assim, será possível contar o tempo do jeito certo, sem começar a considerar a partir do momento que você acende o fogo.