Quanto custa a Terra? Sim, o nosso planeta tem um “preço”

O pesquisador também comparou os cálculos com o "preço" de outros planetas do Sistema Solar para identificar a relevância de cada um deles.

O planeta Terra é o lugar de milhares de seres vivos e, por isso, devemos cuidar dele para que os impactos ambientais sejam minimizados o quanto antes. Inclusive, a Organização das Nações Unidas (ONU) elaborou 17 grandes objetivos para as nações precisam cumprir até 2030.

continua depois da publicidade

O “Pacto Global” pelas ODS (Objetivos do Desenvolvimento Social) visam reduzir as desigualdades sociais e deter o avanço de ações que degradam o meio ambiente, por exemplo. Até porque o nosso planeta é extremamente valioso por palco para o futuro de todos.

Com a infinidade de flora, fauna e recursos naturais, você já deve ter se perguntado sobre a valiosidade disso tudo, não é? Em termos práticos, é basicamente impossível denotarmos um valor em dinheiro para tudo o que a Terra representa.

Leia também

Só que o Dr. Greg Laughlin, que leciona astronomia na Universidade de Yale, tentou fazer alguns cálculos mais para mostrar o quão o planeta realmente é imensurável em relevância para os seres humanos. Ele usou alguns parâmetros científicos até chegar a um valor “aproximado”.

continua depois da publicidade

Isso apenas para termos a grandiosidade da Terra como referência, já que os números não possuem aplicação no mundo real. Você confere detalhes sobre os estudos de decorrer do artigo, além dos critérios usados por Laughlin durante seu levantamento feito nos últimos anos.

Quanto vale a Terra em dinheiro?

Dr. Greg Laughlin efetuou os cálculos no ano de 2020, no sentido de atestar a grandiosidade e relevância da Terra em recursos naturais que precisam ser preservados. O pesquisador usou massa, temperatura, idade do planeta e outros fatores para chegar ao número em dinheiro.

Inclusive, ele também comparou os cálculos com o “preço” de outros planetas do Sistema Solar para identificar a relevância de cada um deles. Em termos gerais, Laughlin chegou a impressionante quantia de US$ 5.000.000.000.000.000. Ou seja, 5 quatrilhões de dólares.

continua depois da publicidade

É justamente isso que a Terra vale, considerando os cálculos aproximados feito pelo estudioso. Apenas para termos como referência, Marte chega a valer “somente” 16 mil dólares, tendo em vista os mesmos critérios de análise que foram adotados pelo  Laughlin durante a pesquisa.

Impressionante, não é? Tudo isso para reforçar a relevância da Terra e sua capacidade de sustentar vidas diversas por meio de seus próprios recursos. Laughlin realizou a pesquisa em 2020 e é bem capaz que os números fossem revisados a partir de novos cálculos no presente.

E você, fazia ideia de quanto custa, em média, a Terra? É claro que as informações foram resultado de uma pesquisa apenas a título de curiosidade, já que não podemos usá-los na lógica de aplicações reais.

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade