Você tem a mínima noção de quantas moedas o Brasil teve antes do Real, concurseiro? Não? Ter conhecimento dessa informação é importante para compreender melhor a história da economia brasileira, desde a época da sua colonização até os dias atuais.
Elaboramos essa matéria que vai te mostrar quantas moedas o Brasil teve antes do Real. Se você está estudando para as provas de um concurso público e quer aprimorar os seus conhecimentos, recomendamos continuar a leitura até o fim.
Quantas moedas o Brasil teve antes do Real?
O Brasil teve sete moedas antes da implantação do Plano Real, em 1994. São elas:
Réis
Essa moeda vai do período colonial até o ano de 1942. Mesmo com a Independência do Brasil e a Proclamação da República, os Réis ainda prevaleceram. Entretanto, as gravuras das cédulas e das moedas sofreram alterações.
Cruzeiro
Saber quantas moedas o Brasil teve antes do Real é importante, concurseiro. O Cruzeiro ficou de 1942 a 1967. Essa nova moeda acabou unificando os 56 tipos de cédulas diferentes que estavam em circulação no país.
Cruzeiro Novo
Essa foi a moeda oficial no Brasil de 1967 a 1970. Como a inflação subiu para 25% no final dos anos 1960, o Cruzeiro acabou se desvalorizando muito, sendo então substituído temporariamente pelo Cruzeiro Novo.
Cruzeiro
Essa moeda foi a oficial da nação brasileira de 1970 a 1986, logo depois da reforma monetária. Mas a equivalência das moedas (Cruzeiro e Cruzeiro Novo) era a mesma.
Cruzado
Do ano 1986 a 1989, o Cruzado foi a moeda oficial do Brasil, entrando no lugar do desvalorizado Cruzeiro. No final dos anos 1980, a inflação chegava a mais de 100%, o que fez a economia brasileira entrar em crise novamente.
Cruzado Novo
Entre 1989 e 1990, mesmo com a implantação do Plano Cruzado, a inflação brasileira continuou em patamares elevados, o que obrigou o governo a fazer a segunda reforma monetária.
Cruzeiro
Viu como saber quantas moedas o Brasil teve antes do Real é importante para aprimorar os seus conhecimentos? Entre os anos 1990 e 1993, o Cruzeiro foi implantado novamente pela terceira vez.