Quantas folhas de ora-pro-nóbis devo comer ao dia para fazer efeito?

A planta comestível conhecida como ora-pro-nóbis conta com inúmeros benefícios para a saúde, não só em razão de funcionar como um polivitamínico.

De um tempo para cá, a planta comestível conhecida como ora-pro-nóbis vem ganhando destaque em manchetes jornalísticas e redes sociais devido aos seus benefícios para a saúde. Muitas pessoas não faziam nem ideia que o vegetal existia, mas, agora, ele está na boca do povo.

continua depois da publicidade

Seu potencial polivitamínico é digno de nota, considerando que as suas folhas são repletas de vitmas A, C, E, K, ferro e, também, complexo B. Ou seja, serve como um ótimo complemento na alimentação para que você tenha todos os nutrientes necessários para uma saúde invejável.

E a parte boa é que o cultivo da planta não demanda muitos cuidados específicos, mas é preciso ter cautela com os galhos que são acompanhados por inúmeros espinhos. Eu mesmo me cortei sem querer quando estava tentando pegar algumas folhas no quintal de casa.

Leia também

Para o plantio da muda, basta fincar uma das ramificações da planta em algum vaso de sua preferência junto à terra lavada e substrato adequado. O galho será enraizado dentro de, em média, três semanas – ou talvez um pouco mais, dependendo da condição climática.

continua depois da publicidade

A planta geralmente é receptível a ventos, mas não se adapta muito bem a lugares extremamente úmidos. Então, é importante ter esse cuidado na hora do plantio, caso você queira cultivá-la fora de um vaso, por exemplo. Mas, agora, vamos ao tema principal da matéria.

Afinal de contas, para aproveitar os benefícios da ora-pro-nóbis, quantas folhas, em média, devem ser consumidas ao dia? Vamos explicar mais detalhes a respeito do assunto para que você fique ciente, mas lembre-se que você não pode usar a matéria como indicação médica.

Cada pessoa tem seus peculiaridade e, mesmo que a ora-pro-nóbis tenha mais vantagens do que desvantagens, vale sempre a pena consultar um nutricionista ou médico competente, no sentido de avaliar dieta, restrições, possíveis problemas e adaptações para o seu contexto.

continua depois da publicidade

Considere o nosso texto apenas a título informativo e nunca se esqueça que, quando estivermos falando sobre dietas ou orientações profissionais, vá além da internet e peça conselhos de um médico que possa te indicar a melhor alternativa para a sua realidade.

Não é “apenas” uma fonte de vitaminas

Como já explicamos, a planta comestível conta com inúmeros benefícios para a saúde, não só em razão de funcionar como um polivitamínico. A ora-pro-nóbis contém aminoácidos essenciais, bem como sais minerais que fazem bem para o funcionamento do seu corpo.

Isso sem contar que o vegetal é uma fonte impressionante de proteínas, fortalecendo nossas funções e servindo como auxílio extra para regular a digestão. Até porque, como se não bastasse, ela também cumpre o requisito para ser vista como fonte de fibras também.

continua depois da publicidade

E a quantidade de folhas de ora-pro-nóbis ao dia?

Ora-pro-nóbis e suas folhas

Ora-pro-nóbis é rica em nutrientes. Foto: Wikimedia Commons / Andréia Bohner

As folhas da planta podem ser ingeridas tanto cruas como cozidas, ficando a critério de cada pessoa. Elas podem ser usadas em saladas, receitas diversas, formato de farinha e similares. Geralmente, as folhas são mais pegajosas devido à “baba” presente no vegetal.

Caso queira retirá-la, coloque algumas gotas de limão ou vinagre nas folhas antes do cozimento. Ah, e não se esqueça de lavá-las bem antes do manuseio. Agora, em relação à quantidade, poderíamos dizer que não há um número específico de folhas a serem consumidas ao dia.

O ideal é incrementar sua alimentação com cerca de 15 gramas ao dia, o que equivaleria a 10 folhas de ora-pro-nóbis, mais ou menos. Também não vale pecar pelo excesso, já que nós sabemos que qualquer coisa pode ser prejudicial se consumirmos em grande quantidade.

continua depois da publicidade

Caso tenha alguma dúvida em específico, o melhor modo de tirar suas conclusões é um só: marque uma consulta com um nutricionista e verifique como você pode adotar a ora-pro-nóbis na sua dieta. O profissional irá identificar quantidades que se adequem à sua realidade.

Vai um chazinho aí?

Ah, também vale ressaltar que existem chás baseados nas folhas. Caso você não queira consumir em suas refeições, como almoço e janta, você pode incluir a bebida em seus lanches para usufruir de seus benefícios. Só tenha cuidado com os excessos, de qualquer maneira.

Leia também

Concursos em sua
cidade