Quando montar e desmontar a árvore de Natal?

O fim do ano se aproxima e, como sempre acontece, surge o eterno debate: quando montar e desmontar a árvore de Natal? Leia e entenda a seguir.

Entre as tradições de fim de ano, a decoração natalina é uma que muitas pessoas adoram seguir. No entanto, surge a dúvida sobre quando montar e desmontar a árvore de Natal.

continua depois da publicidade

Embora cada família tenha seu critério, existem alguns eventos e datas que podem ser considerados. Além disso, muitos países têm seus próprios costumes que também influenciam nesse aspecto.

Quando montar a árvore de Natal?

O mais breve possível

Leia também

A decoração de Natal costuma trazer emoções como felicidade, pois nos remete à infância, aos presentes, às festas e aos entes queridos. Por isso, muitas pessoas optam por montar a árvore depois do Halloween e do Dia de Finados, para marcar a mudança de estação e aproveitar ao máximo a época do Natal.

1º de dezembro

Uma das datas mais populares para montar a árvore de Natal é 1º de dezembro, que abre o mês de comemoração. Da mesma forma, este dia é escolhido por muitos governos ou empresas para acender árvores em locais públicos, como símbolo da festividade.

continua depois da publicidade

Início do Advento

Outra data comum para colocar a árvore segundo a tradição católica é o dia do início do Advento, tempo de preparação para celebrar o Natal que começa quatro domingos antes desta celebração. Este ano, o período inicia em 3 de dezembro.

8 de dezembro

Também conhecido como Dia da Imaculada Conceição, o dia 8 de dezembro também é uma das datas para montar a árvore de Natal, segundo a tradição cristã. Esta tradição vem do Papa Pio IX, que em 1854 declarou tal ocasião como o dia em que a Virgem Maria foi escolhida para ser a mãe de Jesus.

Quando desmontar a árvore de Natal?

26 de dezembro

Em alguns países, é comum desmontar a árvore de Natal depois do dia 25 de dezembro, pois, por não ser regida pela tradição católica, não faz sentido ter esta decoração para além desta data.

continua depois da publicidade

2 de janeiro

Outra data é 2 de janeiro, ou seja, após a comemoração do Ano Novo. Assim, fica marcado o fim das comemorações desta época e a casa se prepara para uma nova temporada.

6 de janeiro

Nos países de tradição católica, as festas de Natal duram até o Dia de Reis, ou seja, 6 de janeiro. Com efeito, no Brasil e em outras nações da América Latina, é comum deixar a árvore até esta data.

7 coisas que não podem faltar na sua decoração de Natal

Além da árvore de Natal, existem outros itens que não podem faltar na decoração dessa época. Confira abaixo:

continua depois da publicidade
  1. Enfeites para a árvore: bolas coloridas, laços, fitas e outros enfeites personalizados são essenciais para dar um toque único à sua árvore.
  2. Guirlanda na porta: uma guirlanda na porta de entrada dá as boas-vindas aos visitantes e cria uma atmosfera acolhedora desde o momento em que chegam.
  3. Luzes pisca-pisca: as luzes de Natal adicionam um brilho especial. Use-as na árvore, nas janelas, na varanda e em outros locais estratégicos para iluminar o ambiente.
  4. Presépio: este é um símbolo importante, representando o nascimento de Jesus. Inclua-o na sua decoração para relembrar o verdadeiro significado do Natal.
  5. Meias natalinas: pendurar meias na árvore (ou em algum lugar visível) é uma tradição que remete à expectativa de receber presentes do Papai Noel.
  6. Objetos temáticos: invista em objetos que remetam ao Natal, como velas em formato de pinheiros, bonecos de neve, renas, entre outros.
  7. Toalhas de mesa e guardanapos: elementos práticos, como toalhas de mesa e guardanapos com temas natalinos, contribuem para a harmonia da decoração.
Leia também

Concursos em sua
cidade