Você já se perguntou por que algumas palavras do nosso idioma têm uma pequena linha inclinada sobre uma vogal, concurseiro? Esse é o acento agudo.
Ele é um sinal gráfico bastante usado na Língua Portuguesa para nos ajudar a identificar qual sílaba de uma palavra é mais forte e tem um som aberto. Mas quando exatamente devemos usar esse acento?
Elaboramos este artigo que vai te mostrar quando colocar acento agudo na palavra. Se você ainda se confunde sobre o uso desse sinal gráfico durante a escrita, não deixe de ler até o fim para sanar essa dúvida de vez. Confira.
Quando colocar acento agudo na palavra?
Existem quatro regras básicas sobre o uso do acento agudo em uma palavra que todo concurseiro precisa conhecer. São elas:
1. Palavras monossílabas terminadas em -a, -e, -o, -ei, -eu, -oi
Aquelas palavras curtinhas que terminam em certas letras, como -a, -e, -o, -ei, -eu, -oi geralmente ganham um acento agudo na vogal. Por exemplo: “avó”, “pé”, “céu”, “chá”, “dó”, “pá”, “ré”, “pó”, “véu”.
2. Palavras oxítonas terminadas em -a, -e, -o, -em, -ens;
Se uma palavra termina em determinadas letras, como -a, -e, -o, -as, -es, -os, -em, -ens, esses termos também podem precisar de um acento agudo na última sílaba, concurseiro.
Por exemplo: “café”, “troféu”, “cajá”, “ralé”, “avós”, “Tomás”, “armazém”, “vinténs”, “Amós”, “nós”.
3. Palavras paroxítonas terminadas em -i, -us, -um, -uns, -l, -n, -r, -x, -ons, -ps, -ei, -ã, -ão, -guam, -guem e em ditongo crescente
Até mesmo palavras maiores podem ter acento agudo, sabia disso concurseiro? É verdade. Se a sílaba mais forte tiver som aberto, ela precisa desse sinal gráfico nela para diferenciar a sonoridade. Palavras assim são chamadas de paroxítonas.
Por exemplo: “táxi”, “biquíni”, “lápis”, “vírus”, “álbum”, “fóruns” “fácil”, “móvel”, “hífen”, “pólen”, “dólar”, “revólver”, “tórax”, “jóquei”, “hóquei”, “ímã”, “órgão”, “enxáguam”, “sábio”, “régua”, “árduo”, “nódoa”.
4. Palavras proparoxítonas
Palavras proparoxítonas são aquelas em que a sílaba mais forte fica na antepenúltima sílaba. Essas palavras têm uma sonoridade diferente e levam acento agudo para mostrar onde está a sílaba tônica.
Por exemplo: “cósmico”, “círculo”, “votássemos”, “protótipo”, “música”, “sílaba”, “lógico”, “lúcido”, “sábado”, “máximo”, “próximo”, “público”.
Dica extra
É válido lembrar que o acento agudo também deve ser usado em palavras cuja sílaba tônica é no i(s) ou u(s) após vogal, o que chamamos de hiato. Exemplos: “saída”, “saúde”, “heroína”, “caí”, “país”, “egoísta”, “uísque”.
Em suma, o acento agudo é como um destaque especial para as sílabas mais importantes das palavras, ajudando o concurseiro a pronunciá-las e escrevê-las da maneira certa, de acordo com a norma culta.
Então, da próxima vez que você se deparar com uma palavra com esse sinal gráfico, lembre-se de que é uma pista sobre como pronunciá-la corretamente.
Afinal de contas, acertar em cheio na grafia da redação do concurso público é sempre o mais recomendado.