Quando colocar acento agudo na palavra? Confira 4 regras de uso

Fique por dentro sobre quando colocar acento agudo na palavra e acerte em cheio na ortografia da sua prova de redação de um disputado concurso público.

Você já se perguntou por que algumas palavras do nosso idioma têm uma pequena linha inclinada sobre uma vogal, concurseiro? Esse é o acento agudo.

continua depois da publicidade

Ele é um sinal gráfico bastante usado na Língua Portuguesa para nos ajudar a identificar qual sílaba de uma palavra é mais forte e tem um som aberto. Mas quando exatamente devemos usar esse acento?

Elaboramos este artigo que vai te mostrar quando colocar acento agudo na palavra. Se você ainda se confunde sobre o uso desse sinal gráfico durante a escrita, não deixe de ler até o fim para sanar essa dúvida de vez. Confira.

Leia também

Quando colocar acento agudo na palavra?

Existem quatro regras básicas sobre o uso do acento agudo em uma palavra que todo concurseiro precisa conhecer. São elas:

continua depois da publicidade

1. Palavras monossílabas terminadas em -a, -e, -o, -ei, -eu, -oi

Aquelas palavras curtinhas que terminam em certas letras, como -a, -e, -o, -ei, -eu, -oi geralmente ganham um acento agudo na vogal. Por exemplo: “avó”, “pé”, “céu”, “chá”, “dó”, “pá”, “ré”, “pó”, “véu”.

2. Palavras oxítonas terminadas em -a, -e, -o, -em, -ens;

Se uma palavra termina em determinadas letras, como -a, -e, -o, -as, -es, -os, -em, -ens, esses termos também podem precisar de um acento agudo na última sílaba, concurseiro.

Por exemplo: “café”, “troféu”, “cajá”, “ralé”, “avós”, “Tomás”, “armazém”, “vinténs”, “Amós”, “nós”.

3. Palavras paroxítonas terminadas em -i, -us, -um, -uns, -l, -n, -r, -x, -ons, -ps, -ei, -ã, -ão, -guam, -guem e em ditongo crescente

Até mesmo palavras maiores podem ter acento agudo, sabia disso concurseiro? É verdade. Se a sílaba mais forte tiver som aberto, ela precisa desse sinal gráfico nela para diferenciar a sonoridade. Palavras assim são chamadas de paroxítonas.

continua depois da publicidade

Por exemplo: “táxi”, “biquíni”, “lápis”, “vírus”, “álbum”, “fóruns” “fácil”, “móvel”, “hífen”, “pólen”, “dólar”, “revólver”, “tórax”, “jóquei”, “hóquei”, “ímã”, “órgão”, “enxáguam”, “sábio”, “régua”, “árduo”, “nódoa”.

4. Palavras proparoxítonas

Palavras proparoxítonas são aquelas em que a sílaba mais forte fica na antepenúltima sílaba. Essas palavras têm uma sonoridade diferente e levam acento agudo para mostrar onde está a sílaba tônica.

Por exemplo: “cósmico”, “círculo”, “votássemos”, “protótipo”, “música”, “sílaba”, “lógico”, “lúcido”, “sábado”, “máximo”, “próximo”, “público”.

Dica extra

É válido lembrar que o acento agudo também deve ser usado em palavras cuja sílaba tônica é no i(s) ou u(s) após vogal, o que chamamos de hiato. Exemplos: “saída”, “saúde”, “heroína”, “caí”, “país”, “egoísta”, “uísque”.

Em suma, o acento agudo é como um destaque especial para as sílabas mais importantes das palavras, ajudando o concurseiro a pronunciá-las e escrevê-las da maneira certa, de acordo com  a norma culta.

continua depois da publicidade

Então, da próxima vez que você se deparar com uma palavra com esse sinal gráfico, lembre-se de que é uma pista sobre como pronunciá-la corretamente.

Afinal de contas, acertar em cheio na grafia da redação do concurso público é sempre o mais recomendado.

Leia também

Concursos em sua
cidade