Quando alguém pode ser considerado como poliglota?

Você provavelmente já ouviu falar sobre o termo "poliglota", mas sabe exatamente o que é preciso para ser considerado dessa forma?

Aprender novos idiomas é uma meta de muitos indivíduos, seja por realização pessoal, oportunidades profissionais, expansão da comunicação ou contato com outras culturas.

continua depois da publicidade

Para algumas pessoas, no entanto, esse desejo é uma realidade, e elas são chamadas de poliglotas.

Provavelmente, você já sabe que estas falam mais de um idioma, mas o que exatamente significa ser poliglota? O que os diferencia dos bilíngues? Quando alguém pode ser considerado poliglota?

Leia também

As respostas para essas perguntas você descobre a seguir. Portanto, prossiga a leitura!

continua depois da publicidade

O que é poliglota

Aprender um novo idioma pode ser um grande desafio, mas para algumas pessoas falar várias línguas é uma realidade.

Alguns indivíduos possuem extrema facilidade para aprender um novo idioma, enquanto outros dedicam bastante tempo para alcançar essa meta.

O fato é que, mesmo que as pessoas tenham facilidades e dificuldades diferentes, ninguém aprende um idioma do dia para a noite, e sempre será necessário ter contato com ele.

Quando uma pessoa fala vários idiomas, a chamamos de poliglota. A palavra tem origem grega e une os termos “polý”, que significa “numerosas”, e “glottai” ou “glossai”, que tem o sentido de “línguas”.

Mas o que exatamente determina que uma pessoa sabe falar um idioma? Para ser considerado um poliglota, é preciso que o indivíduo domine essas línguas. Isso quer dizer que é necessário falar, ler, escrever e compreendê-las.

continua depois da publicidade

Também é possível chamar essas pessoas de plurilíngues ou multilíngues, embora o termo poliglota seja mais comum.

Quando alguém pode ser considerado poliglota?

Já entendemos que é necessário falar várias línguas para ser considerado poliglota, mas quantas exatamente?

Essa questão costuma levantar certos debates, já que existem algumas terminologias utilizadas para definir quem fala mais de um idioma.

Por conta disso, normalmente, considera-se que uma pessoa é poliglota quando fala pelo menos quatro idiomas, podendo contar com o nativo.

Então, por exemplo, se sua língua nativa é o Português, é preciso que fale pelo menos mais três idiomas para entrar nessa contagem. Portanto, um brasileiro pode ser considerado poliglota quando fala também Inglês, Espanhol e Francês, dominando todos eles.

Uma curiosidade é que quando a pessoa é fluente em mais de seis línguas, é possível chamá-la de hiperpoliglota ou superpoliglota.

continua depois da publicidade

Bilíngue x Trilíngue x Poliglota

Uma dúvida comum é em relação aos diferentes tipos de nomenclaturas para quem fala mais de uma língua. Já entendemos que o poliglota domina mais de um idioma e, especificamente, é preciso que sejam pelo menos quatro.

Então, qual é a diferença entre o poliglota, o bilíngue e o trilíngue? Como os próprios nomes já nos dão uma pista, bilíngue é o termo usado para pessoas que falam dois idiomas, incluindo o nativo.

Já a nomenclatura trilíngue é usada para designar pessoas que dominam três línguas, entre elas a nativa.

É frequente a confusão de trilíngue com poliglota. Isso porque algumas pessoas não usam a primeira definição e acham que quem fala mais de dois idiomas pode ser considerado poliglota, mas não é bem assim.

continua depois da publicidade

Para entender melhor a diferença entre cada um dos termos, observemos os seguintes exemplos:

  • João fala português e inglês, portanto, é bilíngue;
  • Maria domina o português, francês e espanhol, então, é trilíngue;
  • Fernanda é fluente em português, francês, inglês e espanhol, por isso, é considerada poliglota;
  • Paulo fala português, francês, inglês, espanhol e alemão, e também pode ser chamado de poliglota;
  • Carlos domina o português, francês, inglês, espanhol, alemão, mandarim e italiano, portanto, pode ser considerado superpoliglota ou hiperpoliglota.

Vale reforçar que, para ser considerado bilíngue, trilíngue, poliglota ou superpoliglota, é preciso ser fluente nos idiomas, não basta saber apenas o básico.

Além disso, esse é um processo lento e ninguém domina um idioma do dia para a noite. Portanto, é importante ter paciência, dedicação e prática!

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade