Quando acontece o primeiro eclipse do ano? Confira a data

Segundo a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA), neste 2024 ocorrerão dois eclipses solares e dois lunares; veja as datas.

Eclipses são eventos astronômicos que nos surpreendem desde tempos imemoriais. Eles foram registrados desde antes dos humanos pisarem na Terra e, certamente, continuarão até o fim dos nossos dias. Dito isso, em 2024, ocorrerão ao menos quatro destes fenômenos.

continua depois da publicidade

Eles poderão ser observados de diferentes pontos do planeta; confira as datas para você se programar.

Quando os eclipses serão observados em 2024?

Leia também

1. Eclipse penumbral da Lua

O primeiro será um eclipse penumbral da Lua, que ocorre quando a Lua cheia passa pela penumbra do nosso planeta, ou seja, a parte externa e fraca da sombra gerada pela Terra. Durante a sua passagem, o satélite escurece ligeiramente e é um pouco difícil de perceber.

Conforme a NASA, este evento será visível em todo o Brasil na noite entre sábado e domingo, 24 e 25 de março.

continua depois da publicidade

2. Eclipse solar total

O segundo será um eclipse solar total. Este fenômeno ocorre quando a Lua passa entre a Terra e o Sol. A sombra do satélite, chamada de umbra lunar, cobre uma pequena superfície do nosso planeta, o disco solar é completamente coberto e a Lua aparece em seu lugar, como uma sombra preta redonda.

Apenas a camada mais externa de sua atmosfera pode ser vista do Sol, também chamada de “coroa branca”, “coroa de Fraunhofer” ou “corona”, como um brilho branco difuso ao redor da Lua.

Na segunda-feira, 8 de abril, no chamado “maior eclipse da América”, o caminho da umbra lunar cobrirá uma faixa da América do Norte, pelo que o espetáculo será visível no Canadá, no leste dos Estados Unidos e no norte do México.

continua depois da publicidade

A largura da sombra ficará entre 80 e 280 quilômetros. Assim, infelizmente o evento não poderá ser apreciado do Brasil.

3. Eclipse lunar parcial

Minutos antes da meia-noite do dia 17 de setembro, até a madrugada de quarta-feira, dia 18, será possível ver este espetáculo celestial que consiste na lua passando pelo centro da sombra da Terra sem escurecer completamente, mas apenas sendo percebida mais escura em uma extremidade do satélite.

A NASA estima que este eclipse lunar parcial possa ser visto na América, Europa e África. Assim, ele será visível em todo o Brasil, porém de forma tênue.

4. Eclipse solar anular

Um eclipse deste tipo ocorre quando a Lua se alinha entre o Sol e o ponto mais distante da Terra. Devido à separação, a Lua parece menor da perspectiva da Terra e por não bloquear completamente a estrela, um anel de fogo pode ser observado ao redor do satélite.

continua depois da publicidade

Na quarta-feira, 2 de outubro, minutos antes das 16h, os habitantes da América do Sul, especialmente do Chile e da Argentina, poderão apreciar este fenômeno completo; enquanto será visto parcialmente na Antártica, Bolívia, Paraguai e Uruguai. No Brasil o fenômeno será visível em boa parte do país como parcial.

Como assistir a um eclipse solar com segurança?

Durante um eclipse solar, seja parcial ou anular, nunca é seguro olhar diretamente para o Sol sem a devida proteção ocular. Se você planeja observar esses fenômenos em 2024, a NASA recomenda o uso de óculos de observação solar seguros em todos os momentos.

Os raios solares podem causar danos irreversíveis à retina, como queimaduras, lesões ou cegueira. Portanto, é necessário usar algum método de observação indireta ou filtros especiais para apreciar o evento com segurança.

continua depois da publicidade

Alguns dos métodos de observação indireta são:

  • Usar uma caixa pinhole, que é uma caixa de papelão com um furo feito com alumínio, que projeta a imagem do Sol em uma superfície interna;
  • Usar objetos com furinhos, como chapéus de palha ou escorredores de alimentos, que também projetam a imagem do Sol em uma superfície.

Alguns dos filtros especiais para ver o fenômeno são:

  • Óculos especiais para eclipse, que têm certificação internacional ISO 12312-2 e bloqueiam a maior parte da luz solar;
  • Vidro da máscara de soldador número 14 ou superior, que também filtra a luz solar e permite ver o eclipse;
  • Filtros de poliéster aluminizado ou de polímero preto, que são materiais próprios para a observação solar.

Em todos esses casos, é importante seguir as instruções de uso e não exceder o tempo de observação recomendado. Além disso, é preciso proteger o corpo com protetor solar, chapéu de sol e camisas com proteção UV.

continua depois da publicidade

Nunca use para ver o eclipse solar:

  • Óculos escuros, chapas de raio-x, negativos de filmes antigos, filtros polarizados ou de densidade neutra, ou variável, vidros escuros ou qualquer outro material que não seja adequado para a observação solar;
  • Câmeras digitais, binóculos ou telescópios sem filtros adequados na objetiva, ou abertura desses equipamentos.

Esses materiais não oferecem a proteção necessária e podem causar danos permanentes à visão. Vale lembrar, ainda, que a NASA e outros centros acadêmicos oferecem serviços de streaming ao vivo para que você possa desfrutar desse tipo de espetáculo de qualquer lugar.

Leia também

Concursos em sua
cidade