Qualquer, algum e nenhum: veja o significado e quando usar cada termo

Qualquer, algum e nenhum são pronomes indefinidos frequentemente confundidos por quem os utiliza. Confira seus significados e de que forma inseri-los nas frases.

Dominar todos os conceitos, regras e exceções da Língua Portuguesa nem sempre é a tarefa mais simples. Afinal, por ser tão vasta, confundir-se quanto ao uso de alguns termos é algo comum, especialmente quando existe mais de uma possibilidade para ser inserida em uma oração: um exemplo ideal é entre os pronomes “qualquer”, “algum” e “nenhum”.

continua depois da publicidade

Conhecidos como pronomes indefinidos, os termos são utilizados pelos falantes na maioria das vezes com sentido negativo. A significação, por sua vez, não é aceita por todas, especialmente quando se trata do pronome indefinido “qualquer”. Dessa forma, para evitar erros, confira abaixo os significados e como utilizar cada um.

Qualquer, algum e nenhum: quando utilizar cada termo?

Leia também

É fato que a maioria já utilizou “qualquer” quando na verdade queria escrever “nenhum”, ou “algum” quando o correto era “qualquer”. Mesmo que os erros sejam comuns, eles ainda são erros, e devem ser eliminados do dia a dia de todos, especialmente em ambientes acadêmicos ou profissionais. Diferenciar as palavras, contudo, pode ser muito simples. Confira:

Qualquer

O pronome indefinido “qualquer” possui como função principal generalizar uma situação. Ele pode assumir valor depreciativo ao ser posposto a um substantivo próprio ou artigo indefinido. Veja:

continua depois da publicidade
  • Qualquer ajuda nesse momento é muito bem-vinda. (Sentido generalizador)
  • Ela é uma qualquer que entrou em nossas vidas para bagunçá-las. (Sentido depreciativo)

Em contexto informal, “qualquer” também é muito utilizado com sentido negativo. Enquanto muitos gramáticos condenam o uso, por conta de ser errado segundo o padrão culto, outros acreditam que o sentido já se consagrou em linguagem informal. Mesmo que desaconselhado, ele já se encontra dicionarizado ao assumir o papel de exclusão.

Algum

Já o pronome indefinido “algum” só pode assumir sentido negativo ao ser posposto ao substantivo. Anteposto a ele, ele irá assumir sentido afirmativo. Confira os exemplos:

  • Solução alguma foi dada para o nosso problema. (Sentido negativo)
  • Alguma solução foi dada para resolver o problema? (Sentido afirmativo)

Nenhum

Por fim, o pronome indefinido “nenhum” se refere à ausência total de algo, logo, sua inexistência. Ele só pode assumir funções de sentido negativo nas frases. Entenda melhor abaixo:

continua depois da publicidade
  • Nenhuma amiga dela apareceu para a festa de aniversário.
  • Eu não tenho nenhum dinheiro comigo.
  • Não tem problema nenhum, nós iremos resolver esse mal-entendido.
Leia também

Concursos em sua
cidade